Entretenimento

Psicólogo orienta sobre sinais e sintomas causados pela ansiedade

Série “Mente: Sua aliada no desenvolvimento profissional” aborda temas como motivação, autoestima, procrastinação e a importância do saber ouvir o próximo

O Brasil é considerado um dos países mais ansiosos do mundo, com cerca de 19 milhões de brasileiros com a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde. 

Segundo especialistas, sentir “algo ruim” diante de situações geradoras de estresse, medo ou expectativa é normal. Contudo, quando isso se torna recorrente e impede a pessoa de cumprir tarefas, existe sim o risco de ser um transtorno de ansiedade.

Para debater este tema, será publicado o sétimo episódio da série “Mente: Sua aliada no desenvolvimento profissional”, lançado nesta semana pelo Conselho Federal de Administração (CFA). O tema desta edição é “Ansiedade e sintomas”. Confira o conteúdo neste link.

Na série participa o psicólogo e mestre em Ciências da Saúde, Wagner Costa. O especialista aborda em um vídeo de três minutos como o ser humano deve prestar atenção aos sinais, conhecendo seu corpo e sabendo quando estar alerta.

De acordo com o profissional, a ansiedade normal aumenta as possibilidades de êxito, as chances de alcançar metas e objetivos, é como uma dose extra de motivação e incentivo gerada pelo sistema cerebral ligado ao extinto de sobrevivência.

O alerta deve ficar nas reações intensas e desproporcionais que se manifestam fisicamente por vários sintomas e sinais. “São elas: palpitação, coração acelerado, suor excessivo, tonturas e dores abdominais”, citou.

As reações físicas e mentais são variadas e acarretam diversos problemas para o corpo e a mente. A série “Mente: Sua aliada no desenvolvimento profissional” aborda outros temas como motivação, autoestima, procrastinação e a importância do saber ouvir o próximo.