Entretenimento

Roraima conquista 1° lugar em Olimpíadas de Inglês

Professores e estudantes de Roraima foram destaque nacional

Em 2020, mesmo no ano atípico vivenciado em função da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a Educação de Roraima foi destaque no cenário nacional. E desta vez, o professor Frederico Cesar de O. Nogueira do Colégio Militar Estadual Cel. PM Derly Luiz Viera Borges conquistou o 1° lugar na Olimpíada de Inglês.

Além dele, a professora Anny Estevam Dias do Carmo ficou em 2° lugar e os estudantes do Ensino Fundamental e Médio alcançaram as primeiras colocações nas diversas categorias da Olimpíada: Gabriel Brandão (Fundamental Iniciante), Laís Barbosa (Fundamental Intermediário), Laura Maurmann (Fundamental Avançado) e Alexandra Mamed (Ensino Médio Iniciante).

A equipe do Colégio conquistou para Roraima o 1° e 2° lugar, o 1° lugar na Região Norte e ficou em 4° lugar no Ranking Nacional.

A Olimpíada de Inglês, realizada pela segunda vez neste ano, ocorreu no mês de outubro por meio da plataforma ChatClass, um assistente digital que auxilia na prática do inglês. Em parceria com a RELO (Escritório Regional de Língua Inglesa), o tema da Olimpíada foi ‘We are the future of work’ (Nós somos o futuro do trabalho).

O concurso que é cultural, tem como objetivo incentivar o aprendizado de inglês no Brasil, estimulando o aprendizado dos alunos por meio de tecnologias já inseridas no cotidiano.  Desde o ano passado o Colégio Militar é destaque dentro do concurso, conseguindo alcançar excelentes colocações em todas as etapas: Estadual, Regional e Nacional.

“Participar em 2020 foi uma experiência diferente, mais difícil que o ano anterior, pois em decorrência a pandemia não teve o contato físico necessário para estimular os estudantes da maneira mais apropriada, e o incentivo foi dado via WhatsApp, o que no final deu certo, porque muitos alunos conquistaram boas colocações” informou o professor Frederico Cesar.

SOBRE A OLIMPÍADA

 A Olimpíada utilizou a Inteligência Artificial (IA) para promover atividades de forma dinâmica e intuitiva pelo aplicativo WhatsApp, treinando a fala, a escrita, a leitura e a escuta dos estudantes.

 Ao longo de quatro semanas os estudantes receberam vídeos, depoimentos e também atividades e tarefas para serem executadas, todas relacionadas ao tema principal da Olimpíada.

 Os alunos também participaram de quiz (perguntas e respostas) e speaking (fala do idioma). A cada atividade, era registrado o progresso do aluno e dos professores. Para a classificação geral, foi comparado o desempenho de todos os participantes de cada estado.

Os primeiros colocados receberão medalhas e certificados e as demais premiações variam conforme cada categoria, entre elas, livros, cursos de inglês, bolsas de estudo, imersão on-line para os professores entre outros.

As premiações de cada categoria, os resultados e demais informações sobre a Olimpíada de Inglês estão disponíveis para consulta no site olimpiadadeingles.com.