Entretenimento

Saiba como a transição capilar ajuda no processo de autoconhecimento

Mas o que de fato é a transição capilar? Esse processo é quando você abandona a química, progressiva, chapinha, escova, e começa deixar o cabelo crescer de forma natural

Quando se fala de transição capilar não se trata apenas em parar de usar química no cabelo, mas também o processo de libertação, de autoconhecimento, parando de ser refém da chapinha, aceitar o seu cabelo como ele realmente é.

E por muitos anos o cabelo cacheado e crespo foi visto como “feio” ou “mal cuidado”, além de os cabelos lisos serem considerados como um padrão de beleza.

“Quando eu completei 10 anos de idade meus cachos começaram a virar motivo de piadas no colégio, e eu só queria que essas brincadeiras parassem, e pensei, se eu alisar o cabelo essas piadas vão parar. E com isso comecei a alisar só a raiz, e quando completei 12 anos meu cabelo já estava todo liso”, esse é o depoimento da estudante Gabriella Padilha, de 20 anos que passou por essa mudança.


Gabriela durante a transição (Foto: Arquivo pessoal)

Mas o que de fato é a transição capilar? Esse processo é quando você abandona a química, progressiva, chapinha, escova, e começa deixar o cabelo crescer de forma natural. A transição não é um processo rápido, depende do cabelo de cada pessoa. Algumas pessoas decidem cortar aos poucos as partes lisas, mas também tem pessoas que cortam toda a parte com química que se chama o big chop, termo inglês que significa o grande corte.

Gabriella relatou que após dez anos com química no cabelo e a com influência da quarentena por conta da pandemia de Covid-19, onde não podia sair de casa, ela começou a notar a raiz de seu cabelo enrolando.

“A minha transição começou na quarentena, ninguém podendo sair eu não tinha como eu ir no salão fazer o realinhamento, mas nunca tinha pensado em passar pela transição. Com o passar dos meses em casa, me apeguei às ondas que meu cabelo estava formando e foi quando decidi começar o processo”, explicou.

Ela disse ainda para as pessoas que estão começando esse processo para que não desistam pois no final é gratificante. “Eu comecei a me amar, e se eu estou me amando desse jeito, é uma libertação se sentir bonita do jeito que você realmente é. Não desistam, façam isso por vocês, lembrem do motivo de terem começado, e sim tem dias ruins, mas se você consegue aguentar mais uns dias, mais uns meses”, finalizou Gabriella.