Entretenimento

Saiba como decorar sua mesa para a ceia natalina

A FolhaBV conversou com uma especialista que deu dicas preciosas de ornamentação

No Natal, não há nada melhor do que reunir amigos e familiares à mesa para confraternizar e dividir uma deliciosa ceia.

E convenhamos, uma mesa bonita deixa qualquer refeição mais prazerosa, não é mesmo? Pensando nisso, a FolhaBV conversou com uma especialista em mesa posta e reuniu aqui algumas dicas e sugestões.

Janna Leal, ao lado de uma das opções de mesas para o Natal (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Em uma loja da capital, com acervo de pratos, talheres e taças bastante variados, Janna Leal montou duas opções de mesas: uma mais clássica e outra mais atemporal.

A mesa redonda recebeu um jogo americano no mesmo formato, de cor vermelha, pratos brancos com detalhes em dourado e um guardanapo verde, que foi dobrado e arrematado por um porta-guardanapo com azevinhos artificiais, bastante utilizados nesta época.

Taças de cristal e talheres dourados finalizaram a decoração (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

Janna explicou que não é preciso, necessariamente, adquirir peças novas. “Pratos brancos quase todo mundo possui em casa”.

 “Na hora de planejar, é importante verificar o que você já tem em casa e comprar apenas o que é estritamente necessário. Alguns enfeites da árvore de Natal podem ser utilizados tranquilamente na mesa”, sugeriu.

Foi o que ela fez na mesa retangular. Transformou um ramo de pinhas e azevinhos de cores terrosas em porta-guardanapo. E para fugir do tradicional, vermelho e dourado, montou uma mesa mais rústica, em tons de verde.

“Tudo que está aqui, com exceção do centro de mesa, pode perfeitamente ser utilizado ao longo do ano”, disse Janna (Foto: Nilzete Franco)

Ela revelou que costuma utilizar plantas do próprio jardim em suas mesas, por exemplo. Simples e barato. “É interessante exercitar a criatividade. Não precisa pensar só no papai noel ou fazer tudo vermelho”.

Para finalizar, a especialista lembrou que, mesmo em eventos mais informais, é possível caprichar. “Sua casa, suas regras. Não tem segredo. Com peças bonitas e um bom centro de mesa, tudo fica harmonioso”.

Paixão por mesa posta

Janna Leal é servidora pública e decidiu transformar a paixão por mesa posta em negócio, no início da pandemia, por insistência dos amigos.

“Eu sempre gostei de receber familiares e amigos em casa, com muito carinho. Todos ficavam encantados com as mesas que eu montava e comentavam que eu deveria profissionalizar o hobby”, contou.

Ela aluga peças para eventos de até 30 pessoas, faz assessoria na hora das compras e também em casa, para que o acervo pessoal da cliente seja melhor utilizado. “Algumas pessoas têm várias opções guardadas, mas não conseguem coordenar, combinar, montar uma mesa”.