Entretenimento

Saiba como identificar a linguagem de amor nos pets

Veterinária explica quais são as formas que os animais demonstram carinho

Há quem diga que a relação dos animais conosco seja de puro interesse. Mas, como todo tutor de cachorro sabe, esses pets são capazes de grandes demonstrações de afeto e parecem saber muito bem como nos alegrar. Para a veterinária Ticiane Librelloto é possível fazer uma leitura da linguagem do amor dos animais aos seus tutores.

“O comportamento dos pets é bem especial com os humanos. Mesmo sem a fala, eles conseguem se comunicar de uma maneira muito própria, e quem tem o animal sabe compreender, através dos olhares, do rabinho balançando, por meio do contato que eles têm com a gente. E para o tutor, não é só um animal, é como se fosse uma pessoa da família “, explica.

Segundo ela, o comportamento animal apresenta alguns sinais do que eles querem. Seja mostrando a barriga, olhando no fundo dos olhos, enrolar a calda, seguindo você pela casa, os animais conversam e se comunicam com os seus tutores.

“Os humanos sabem fazer a leitura dos desejos e das vontades desse animalzinho, seja um carinho, um passeio, um petisco, ou subir no sofá, os animais entre eles, não se comunicam, mas como os humanos eles percebem que é preciso ter essa comunicação, seja latindo, miando. Ele precisa pedir para conseguir as coisas. E geralmente, por meio dessas atitudes, os humanos acabam cedendo às vontades e os caprichos dos pets” relata.

Um dos indicadores mais claros de amor dos animais de estimação é quando eles procuram seu afeto físico. Eles o fazem esfregando a cabeça contra você, sentados no seu colo, dormindo e abraçando o seu humano.

“É uma relação de amor, é um carinho gigantesco que temos com os nossos animais, é muito fofo chegar em casa e ver aquela carinha feliz de quem está te esperando. É possível ver um sorriso nos animais, é só a questão de fazer uma boa leitura. Com a convivência, você vai aprendendo a atender tudo o que ele está querendo te dizer” finaliza a veterinária.

Amor de animal.

Confira algumas demonstrações de afeto dos animais:

1 – Olhar no fundo dos olhos.

Os cachorros e gatos domésticos adoram encarar seus tutores. Muitas vezes a forma de olhar com leves piscadas pode ser uma demonstração de amor ou de atenção.

2- Gostar do seu cheiro

Seu amigo adora cheirar, roubar ou mesmo deitar em cima das suas roupas e sapatos? Aceite isso como um elogio e demonstração de carinho.

3 – Ele sabe quando você está triste

Diversos estudos recentes têm se proposto a analisar se os cães e gatos são realmente capazes de ler nossos gestos e expressões. Ao que tudo indica, a resposta é sim! Embora alguns pets sejam melhores nisso do que outros, os animais de estimação conseguem saber quando estamos tristes ou felizes.

4 – Ele dorme perto de você

O sono é um momento no qual ficamos bastante vulneráveis, e se seu animal se sente à vontade para dormir próximo a você, isso significa que ele se sente seguro.


Para veterinária, os tutores conseguem identificar a linguagem de amor dos pets (Foto: Arquivo Folha BV) 

Por Raísa Carvalho