Entretenimento

Seminário de Cinema terá debates e exibição de filmes 

A Universidade Federal de Roraima (UFRR) receberá na próxima quinta-feira (9) a primeira edição do Seminário Cinema Independente. A ação é uma parceria entre UFRRe Associação Brasileira de Documentaristas e Curta-Metragistas do Estado de Roraima (ABDeC/RR) e terá como tema: “Produção e desafios do audiovisual brasileiro”. O evento será composto por debates, mesas redondas, exibição de filmes independentes e uma palestra com o cineasta Hélio Martins, autor do longa “Trabalho Sujo”, premiado no Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF) 2018. As atividades do Seminário ocorrerão no auditório Alexandre Borges, a partir das 18h30 e terão entrada franca.

“Fomentar a produção audiovisual independente e discutir novas perspectivas para o desenvolvimento do cinema, tanto ficcional, quanto documentários, em Roraima”, segundo Orib Ziedson, integrante da ABDeC e membro da comissão organizadora do evento, este são objetivos do evento que também pretende movimentar a cena audiovisual local permitindo interação entre profissionais, estudantes e pesquisadores.

Para Ziedson, a presença do cineasta Hélio Martins será de grande importância, pois trará ao Estado toda experiência de um profissional que conseguiu um prêmio num festival internacional, mesmo contando com um recurso bem menor que seus concorrentes. “O trabalho do Hélio é totalmente independente e mesmo assim seu segundo longa-metragem ganhou nos Estados Unidos um prêmio de melhor roteiro. Tenho certeza que a participação dele com a palestra, e também a contribuição nos debates, será valiosa para todos que participarem do Seminário”, garantiu.

Martins também destacou suas expectativas sobre o evento e a oportunidade da troca de conhecimento com os cineastas roraimenses. “As novas tecnologias tanto de produção como distribuição permitem ao realizador brasileiro criar seus próprios conteúdos, sejam eles filmes, séries ou programas, além disso, um evento em Roraima quebra paradigmas de que só se produz no eixo Rio-São Paulo, tenho certeza que em diversas partes do país existem várias histórias sensacionais esperando para ser contadas por nossos cineastas”, afirmou.

Durante o Seminário será o exibido o longa “Trabalho Sujo”, de autoria de Hélio Martins (Foto: Divulgação Hélio Martins)

Programação

Além da palestra sobre “Produção e desafios do audiovisual brasileiro”, o evento terá em sua abertura uma mesa redonda, com a participação de profissionais da área e também professores da UFRR nos cursos de Comunicação Social e Artes Visuais da UFRR. O Seminário também terá a exibição de dois filmes: o curta roraimense “Cavalgada dos Justos”, de Alex Pizano, e o longa “Trabalho Sujo”, de Hélio Martins.

A comissão organizadora da atividade ressaltou aos interessados que será disponibilizado certificado de participação com total de 4 horas, porém, para receber o certificado o participante deve assinar a frequência do evento.

Sobre Hélio Martins

Martins tem 41 anos e é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Mackenzie e pós-graduado em Design de Multimídia. Trabalhou em agências e editoras como assistente e diretor de arte. Desde 2000 desenvolve trabalhos de comunicação institucional (audiovisual, webdesigner e design gráfico) para Justiça Federal de São Paulo e paralelamente escreve roteiros e desenvolve projetos de curta e longa metragens.

Em 2007 estreou como diretor de curtas metragens com o filme “Obsessão” que serviu como trabalho de conclusão de curso realizado na New York Film Academy. Em 2014 finalizou seu primeiro longa-metragem: “Invasão”.

Em 2018 gravou e finalizou seu segundo longa-metragem “Trabalho Sujo”. O longa foi selecionado para o LABRFF 2018 e ganhou o prêmio de melhor roteiro. Mesmo sendo um filme independente, concorreu de igual para igual com outras produções nacionais de orçamentos maiores. O LABRFF é um dos mais tradicionais festivais brasileiros no exterior e já teve 11 edições.

Parceria

O I Seminário Cinema Independente ocorre por meio de uma parceria entre ABDeC/RR, Projeto Tempo de Cinema, TV Universitária, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Extensão da UFRR, Editora da UFRR, Cursos de Comunicação Social e Artes Visuais, também da UFRR.

Outras informações

Quem desejar saber mais sobre o evento pode entrar em contato com Orib Ziedson, por meio do contato: 98118-6030.