Entretenimento

Site de apostas contrata Ronaldinho para atrair clientes no Quênia

Empresa opera no Brasil desde o começo do ano, mas mira mercado inexplorado de países africanos – onde ligas europeias fazem sucesso

Depois de ganhar o mercado estadunidense e começar a entrar na América do Sul, principalmente no Brasil, as empresas de apostas esportivas agora miram a África. A primeira incursão será no Quênia e, para isso, a gigante russa 22BET resolveu chamar uma unanimidade do futebol brasileiro no continente: Ronaldinho Gaúcho.

O ex-jogador de Barcelona, Milan, Flamengo e Atlético Mineiro será a cara da empresa em um país onde a empresa acredita que pode movimentar até R$ 76 milhões. Será uma das primeiras operações de sites de jogo na região, que ainda está fora do mercado mundial de apostas.

No Brasil, a possibilidade de regulamentação – assinada pelo ex-presidente Michel Temer no final do ano passado e em processo de definição das regras – fez com que várias empresas europeias se voltassem para o país. Atualmente, clubes da Série A do Brasileirão já são patrocinados por sites de apostas. As empresas acreditam que podem movimentar R$ 4 bi com operações brasileiras.

No Quênia, a 22BET encontrou obstáculos: as autoridades tributárias do país ainda restringem algumas operações e usou uma proibição – a uma empresa europeia do setor – como exemplo do que não vão aceitar no mercado nacional. Além das apostas esportivas, a 22BET quer colocar à disposição dos quenianos uma espécie de cassino online – muito comum na Rússia.

Outras novidades, no entanto, tornaram a chegada da casa de apostas no país mais atrativa, como a possibilidade de apostar nas principais ligas e torneios mundiais – os campeonatos europeus, principalmente, fazem sucesso no país.

Criada no ano passado, na Rússia, a 22BET tem licença emitida pelo governo de Curaçao, no Caribe e, se tornou uma das gigantes da Europa no contexto do crescimento do mercado mundial. O Quênia é a segunda “aposta” da empresa depois do Brasil, no começo desse ano.

Aqui, por exemplo, já existe uma campanha batizada de “22bet código promocional ”, com o intuito de atrair novos jogadores e tirar outros, que já conhecem o mercado, de sites mais conhecidos do setor. Além disso, é uma das casas de apostas com as melhores odds do mercado. Ela compete praticamente de igual para igual com bookmakers que já estão há anos em atividade.

“O Quênia tem muito a ganhar com a entrada da 22BET no país. O investimento em divulgar a marca, ao escalar Ronaldinho Gaúcho como seu grande embaixador demonstra o poder financeiro e comercial que ela tem”, disse Liti Wambua, do comitê tributário do país, ao jornal The East African.