Entretenimento

Tendências de cores para 2021 inspiram-se na natureza e quarentena

Apostas são feitas em tons que transmitem a sensação de paz, esperança e a delicadeza, colorindo a vida após um ano tão conturbado

As tendências de cores para o verão de 2021 já estão aparecendo e a aposta para esse ano é voltada ao ano da quarentena, inspirando-se na beleza da natureza, com paletas que influenciaram a reinvenção.

“As cores para essa temporada combinam um nível de conforto e casualidade com faíscas de energia que nos encorajam e elevam o nosso bom humor”, explica Leatrice Eiseman, diretora executiva do Pantone Color Institute.

Os tons prometidos tem como reflexo a inovação e criatividade, voltados às cores que costumam formar as roupas usadas em casa em home office. Devido a pandemia do covid-19 as lojas, grifes de luxo, tiveram  que mudar toda rotina e marketing de modo que transmitissem via internet. Atingido também as fábricas têxtil de modo negativo, tendo em vista que o Brasil é a quinta maior indústria têxtil do mundo.

Essas cores apostadas são responsáveis por transmitir a sensação de paz, esperança, e a delicadeza, colorindo a vida após um ano tão conturbado pela aflição e incertezas.

De acordo com a consultora de imagens, estilo, visagismos e cores, Bibiana Uchôa, todo, existem cores que são apontadas como tendências não apenas na moda, mas no design, arquitetura e em outros segmentos de criação. 

“As cores apontadas pela Pantone, que é um dos principais institutos de pesquisa internacional de  tendências de cores no mercado, lançou em dezembro de 2020 as cores de 2021, sendo elas o Amarelo Illuminating e o Ultimate Gray”, explica.  

A especialista afirma que as cores, foram escolhidas com foco na vivência dos últimos acontecimentos referente a Pandemia de Coronavírus.

“Elas representam a união da solidez, força e resiliência da cor cinza, e da esperança, positividade e energia da cor amarela, trazendo o significado de que nada se faz sozinhos, ainda mais agora em período de COVID-19 em que constatamos que não fazemos nada só e que precisamos ser fortes como uma rocha, por isso, a união de cores que simbolizam tanto a alegria que necessitamos para viver os dias e a perseverança”, afirmou.

Tom de cor apontado pela WGSN (Foto: Reprodução/Blog Villa Rattan)

Já dentre as cores do verão 2021 apontadas pela WGSN (Worth Global Style Network) – que é uma agência Inglesa especializada na coleta e na análise de tendência de consumo – assim como a Pantone, são cores que também trazer o significado voltado para a COVID-19.

Além do amarelo e cinza já apontados anteriormente e com significados similares, também vemos o “Azul Aqua”, aquele tom inspirado nos elementos da tecnologia, oferecendo  concentração em atividades intensas, além de ser mais emocional e imersivo.

O “verde tecnológico”, eleito uma das cores do verão, inspirado na tecnologia e também na natureza, dando ares de futurismo e de otimismo para a nova década que se iniciará em 2021; e o “vermelho reativo”, quase laranja, inspirado na extroversão, na reação, revigorando e trazendo vida para o dia a dia.

“Estamos vivendo uma era em que as pessoas estão mais conectadas com a natureza,  com seu “eu” interior, e com isso, cores que remetem a essa sensação de conforto, solidez, alegria e tranquilidade são o forte significado para o verão de 2021. Muitas pessoas com a necessidade de se adaptarem a uma vida isolados, em home office ou com novas atividades em suas casas, procuraram nas cores a sensação de aconchego que precisam”, disse a especialista.

Esse casamento de sentimentos e emoções foram identificados como uma necessidade para que todos consigam comunicar suas sensações através das cores que nos cercam.  “Elas têm poder psicológico de transformar nossas emoções para que consigamos ser resilientes, confiantes e positivos para mais um ano que será atípico”, concluiu.

Com a colaboração da estagiária Cecília Veloso