Inovação e Tech

7 ferramentas para otimizar o trabalho remoto

Saiba como facilitar o trabalho em equipe, mesmo à distância

Trabalhar em casa pode ser uma tarefa desafiadora para a maioria das pessoas. O trabalho remoto, também conhecido como home office, já faz parte do cotidiano de quem trabalha  na modalidade de freelancer – pessoas que realizam atividades para seus próprios clientes em diferentes áreas –, mas não é muito comum em outras empresas, que, na maioria das vezes, mantêm seus funcionários em um escritório. 

Entretanto, de acordo com a necessidade, as companhias podem adotar o home office, determinando que as atividades realizadas por seus colaboradores sejam feitas de casa. Um ambiente de trabalho bem preparado, com cadeira adequada e notebook atualizado, faz toda a diferença para que as horas do expediente sejam bem aproveitadas.

Para tornar o trabalho mais dinâmico e produtivo, algumas ferramentas podem ajudar, melhorando o alinhamento entre membros da equipe, fazendo a atribuição de tarefas de maneira clara e reduzindo as dúvidas. Conheça algumas ferramentas que podem ajudar a otimizar o trabalho remoto.

Ferramentas para videoconferência

Mesmo durante o trabalho remoto, as reuniões com membros da equipe e com clientes devem acontecer normalmente. Para que a comunicação seja efetiva, algumas ferramentas voltadas para videoconferência podem ajudar. O Skype é um dos programas mais famosos do tipo, permitindo chamadas de vídeo e áudio. Ele é compatível com a maioria das plataformas, podendo ser utilizado no computador, celular, TV e até em consoles de jogos, como o PS4.

Outro serviço do tipo que tem ganhado muita popularidade é o Zoom Meetings, que permite a criação de salas de reunião que tenham de duas a 500 pessoas, sendo uma ótima alternativa para grandes empresas. Nele, é possível compartilhar arquivos, apresentações e conversas pela aba de bate-papo.

O Hangouts Meet é uma ferramenta do Google que está integrada a outros produtos da marca. Dessa forma, ela é uma ótima opção para quem se comunica constantemente com seus contatos do Gmail. Durante o período de coronavírus, os recursos premium da plataforma estão liberados para todos os usuários.

Comunicação em equipe

Manter a comunicação com a equipe é muito importante durante o trabalho remoto, diminuindo a sensação de isolamento e ajudando a manter o alinhamento em relação às funções. O WhatsApp Web é uma boa maneira de se comunicar com outros contatos, mas tem recursos limitados. Uma opção para se comunicar em grupos de conversa é o Slack, onde é possível criar um “workspace” específico, como um exclusivo para a empresa, por exemplo, onde podem existir canais destinados para cada setor ou diferentes equipes. 

Organização de tarefas e trocas de arquivo

Manter uma divisão de tarefas clara permite que a equipe saiba, mesmo à distância, quais são as ações que estão sendo desenvolvidas, atividades que devem ser tratadas com prioridade e qual será a rotina de trabalho. Uma das ferramentas mais utilizadas com esse intuito é o Trello, um ambiente colaborativo que pode ser usado de várias maneiras. É possível criar cartões de tarefa com prazos de entrega, incluir links de apoio e categorizar arquivos por tema.


O Bitrix24 é uma plataforma que ajuda a gerenciar projetos e criar relatórios, além de fazer controle de tempo em atividade e disponibilizar espaço para bate-papo. A versão gratuita ganhou novas funções durante o período de coronavírus.