Inovação e Tech

Acelerar os vídeos vira uma tendência entre estudantes

Possibilidade de tornar vídeos explicativos mais rápidos faz com que estudantes economizem tempo

A pandemia fez com que muitos estudantes adaptassem as suas formas de se preparar, seja para as provas na escola ou para os vestibulares, no caso dos alunos de níveis mais avançados do ensino médio.

Ao procurar o que estudar para o Enem, por exemplo, muitos encontram nas plataformas de vídeos uma forma de acompanhar o conteúdo de uma maneira mais dinâmica e objetiva, podendo fazer relações com seu próprio mundo e aprendendo a matéria.

Muitas dessas plataformas com vídeos gravados permitem que o usuário possa aumentar a velocidade, fazendo com que os conteúdos sejam passados mais rapidamente.

Acelerar vídeos pode ajudar na hora de estudar

De acordo com especialistas, aumentar a velocidade dos vídeos pode trazer alguns benefícios para os estudantes na hora de assimilar os conteúdos. Isso porque se torna possível personalizar o ritmo das aulas com o ritmo dos próprios estudantes, tornando o momento do aprendizado mais dinâmico e apropriado a cada pessoa.

Por outro lado, isso também tem mostrado que muitos professores e instituições de ensino têm tido problemas para levar o dinamismo das salas de aula para o ambiente online. Uma aula que normalmente trazia resultados positivos na sala de aula, hoje em dia pode parecer cansativa para quem acompanha pelo computador ou celular.

Em alguns casos, é a ansiedade dos jovens o principal motivo para ver esses conteúdos em uma velocidade maior do que a normal. Ao acelerar em 2X o tempo dos vídeos, os alunos conseguem reduzir o tempo das aulas pela metade, economizando tempo e podendo se dedicar mais rapidamente a outras atividades.

Ainda não é possível prever o resultado

Apesar de muitas pessoas terem experimentado a aceleração de uma forma positiva, ainda não é possível prever quais serão os resultados a médio e longo prazo para o aprendizado dos estudantes.

Esta é uma situação totalmente nova, que deve implicar em benefícios e prejuízos de acordo com o perfil de cada estudante.

Para os pesquisadores de neurociências, a possibilidade de acelerar esses conteúdos ajuda a manter a concentração, principalmente neste momento em que as distrações são ainda maiores. Porém alguns alunos poderão sentir maior dificuldade de compreensão dos conteúdos.

Além disso, a impressão de que é possível assimilar mais conteúdos em menor tempo pode sobrecarregar os estudantes, aumentando a sensação de cansaço e exaustão.

Publicidade