Inovação e Tech

Adolescente de Rorainópolis e selecionado para intercâmbio nos EUA

Lucas Saldanha faz parte da organização Engaja Mundo que conscientiza sobre questões de mudanças climáticas

Com iniciativa oficial do Departamento dos Estados dos EUA, o programa Jovens Embaixadores é coordenado no Brasil pela Embaixada e Consulados do Estados Unidos da América. Visando jovens empreendedores que por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, sejam elas pequenas ou grandes, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.

O programa que é bastante concorrido no Brasil inteiro leva os jovens selecionados a uma experiência além das fronteiras brasileiras.

Lucas Saldanha, 18, morador de Rorainópolis, sul de Roraima, foi um dos escolhidos para participar do programa que envolve um intercâmbio de curta duração nos EUA. 

“Eu conheci o Programa jovens embaixadores durante o ano de 2019 e eu me interessei por ele, desde de lá são quase dois anos de preparação, em março a escola foi fechada por conta da pandemia e eu comecei estudar inglês e entrei para organização Engaja Mundo que é uma Ong feita para jovens que a principal missão é conscientizar os brasileiros sobre a questão da mudança climática”, contou.


Equipe da Ong Engaja Mundo (Foto: Arquivo pessoal)

O estudante que irá representar o estado de Roraima, viaja no dia 27 de junho para São Paulo com destino final em Washington, D.C, e previsão de volta em 19 de julho.

Lucas contou que recebe muito apoio da família e motivação para seguir com o projeto. “Minha mãe é dona de casa e o meu pai é aposentado, eles sempre me incentivaram a estudar, meu pai estudou só até a terceira série e minha mãe somente até o sexto ano, então falam ‘meu filho estude porque quero ver você formado’. E para mim os Jovens Embaixadores é uma oportunidade de conhecimento e crescimento pessoal e acadêmico” disse.

Por fim o estudante agradeceu a ajuda da professora Pollyane Dallara que auxiliou na carta de recomendação e deu motivação ao aluno. Para saber mais sobre o programa ou como participar é possível acessar o site e olhar os editais que são disponibilizados.