Inovação e Tech

Aprendizagem criativa e educação é tema de palestra

A palestra ocorre nesta quinta-feira, 19, às 19 horas, no auditório do Sebrae, Edifício Airton Dias

“Aprendizagem criativa e educação do futuro” é o tema de palestra de abertura da Semana de Empreendedorismo e Inovação (Semei) do Instituto Federal de Roraima 2019. O evento será ministrado por Felipe Gonzalez nesta quinta-feira, 19, às 19 horas, no auditório do Sebrae, Edifício Airton Dias, próximo à maternidade.

O palestrante é especialista em Inovação e Design Educacional. É também cofundador da consultoria criativa Comnaction, embaixador do Angelhack, maior série de hackathons do mundo, e pesquisador convidado do Programa de Imersão em Tecnologias para Impacto Social pelo Center of Civic Media do MIT Media Lab.

Neste ano, a Semei foi dividida em duas etapas. A primeira foi realizada pelos cinco campi do IFRR, de 16 a 18 de setembro. E a segunda, coordenada pela Comissão Central, ocorre em espaços públicos e privados, de 19 a 21, em Boa Vista, com inscrições pelo site do evento (semei.ifrr.edu.br), até esta quinta, 19, ou pessoalmente, no local do evento.

Na Capital serão oferecidas palestras, oficinas, relatos de experiências exitosas, mesas-redondas, encontro de iniciação científica e tecnológica, Ideathon da Semei (maratona de desenvolvimento de ideias em modelos de negócios envolvendo alunos da instituição e voltada para a resolução de problemas do cotidiano da educação profissional ainda sem solução). Toda a programação está no site do evento.

Para discutir os “Desafios e perspectivas da inovação no Estado de Roraima”, ocorre uma mesa-redonda, no dia 20, com representantes da Fier, da Embrapa, do Governo de Roraima e do Sebrae Roraima, mediada pelo IFRR. Nesse mesmo dia, também haverá o lançamento da marca da incubadora de empresas do IFRR. O Encontro Roraimense de Incubadoras de Empresas encerra o evento, no dia 21, das 9h às 11h.

De acordo o coordenador de Empreendedorismo e presidente da Comissão Organizadora da Semei 2019, Wilson Alves Filho, a intenção desse tipo de evento é desenvolver uma cultura empreendedora local que apresente retorno positivo para Roraima e mais qualidade de vida para os envolvidos.

“Por isso, esperamos a participação efetiva não só da nossa comunidade acadêmica, mas também de estudantes e docentes de outras instituições de ensino, além de empresários e autoridades governamentais responsáveis pela construção de políticas públicas, ONGs e pessoas da comunidade em geral interessadas em empreender e inovar”, frisou.

APOIO – Para realização da edição deste ano da Semei, o IFRR conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Plataforma 8 Workspace, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), da Incubadora de Empresas do IF Amazonas (Ayty) e do Arranjo NIT Amazônia Ocidental (Amoci/MCTIC).