Inovação e Tech

Delivery cresce na pandemia; confira algumas estratégias

Ferramentas tecnológicas e cuidado com a jornada do cliente são algumas maneiras de aumentar as vendas

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, muitos estabelecimentos precisaram inovar para garantir o faturamento mensal. A modalidade de delivery (entrega a domicílio) foi a principal solução adotada por restaurantes, padarias e lojas em geral, já que, desta maneira, o cliente consegue fazer o pedido sem sair de casa – medida importante para conter o avanço das contaminações.

Segundo estudo da Mobills, startup de gestão de finanças pessoais, os gastos com os principais aplicativos de entregas de comida –  iFood, Uber Eats e Rappi – cresceram 149% em 2020. Em dezembro, foi registrado o número mais alto de gastos, sendo R$ 2.184.752,54 em pedidos de delivery. Segundo a pesquisa, isso representa um aumento de 187% em relação a março de 2020. Para chegar a estes números, foram analisadas as despesas de 46 mil usuários, entre os meses de janeiro e dezembro do ano passado.

O crescimento de pedidos por delivery segue uma tendência que vem desde os meses mais críticos da pandemia, e promete continuar durante os próximos meses, já que o número de mortes causadas pelo novo coronavírus voltou a subir, exigindo a implantação de novas restrições e medidas, para evitar espaços com aglomeração de pessoas.

Estratégias para melhorar as vendas

Manter as vendas em alta durante todo este período, entretanto, não é tão simples. Garantir uma boa constância no número de vendas por delivery está diretamente ligado às estratégias pensadas para continuar conquistando atuais e novos clientes. Cuidar do marketing da empresa é essencial, para que o público saiba que tipos de serviços e produtos estão sendo oferecidos, além das modalidades de entrega e informações de funcionamento. Por isso, não é possível depender somente do boca a boca ou das compras de clientes recorrentes.

Desta forma, fica clara a importância de construir um conjunto de estratégias de venda, pensando na jornada do cliente em todas as etapas de compra, criando uma identidade visual e materiais de divulgação do negócio e buscando ferramentas de inovação. Neste ponto, a tecnologia se torna uma das principais aliadas, e as redes sociais têm um papel importante em aumentar a visibilidade sobre o negócio. Por meio dos canais online, potenciais clientes podem tirar dúvidas, fazer sugestões e dar relevância para o nome da empresa, que deve se mostrar sempre aberta para responder aos comentários, sejam eles negativos ou positivos.

Também é possível usar aplicativos de conversa voltados para empresas, estreitando a relação entre o consumidor e a empresa. Muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o WhatsApp Business e como funciona para integrar esta ferramenta no dia a dia da marca. Entretanto, seu uso é simples e permite que o cliente tenha uma visualização rápida do catálogo da loja, horário de funcionamento e outras informações, além do contato direto com algum colaborador de maneira mais dinâmica e personalizada – questões importantes no processo de fidelização do cliente.

Além da divulgação, é preciso garantir uma entrega de qualidade, correspondendo às expectativas do público da melhor maneira possível. Assim, é essencial prestar atenção no tipo de embalagem que está sendo enviado para o cliente, para evitar problemas durante a entrega do delivery, além de ter um fluxo de trabalho organizado dentro da empresa, para garantir que os produtos sejam entregues dentro do prazo estipulado.