Inovação e Tech

Equipe de robótica defende título em torneio no Amazonas

A competição será realizada neste final de semana, durante a etapa do First Lego League, em Manaus

A equipe “I, Robot”, formada por estudantes do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), da Prefeitura de Boa Vista, participa nos dias 7 e 8 de fevereiro da etapa regional do First Lego League (FLL), maior torneio de robótica da região Norte, que acontece em Manaus, no Amazonas. 

Com o Tema “City Shaper (cidade inteligente, cidade modelada) com foco na primeira infância, o projeto é dividido em quatro categorias: design do robô (montagem), desafio do robô (programação), projeto inovador (solução de algum problema na cidade) e Core values (comportamento e valores dentro da equipe).

“O tema que vamos defender é a primeira infância, que foi uma das nossas inspirações para o projeto de inovação. Participamos do 1º Fórum Nacional da Primeira Infância, de um simpósio em nível nacional com parceria com a Harvard (universidade americana), e por último, do Infothon de Boa Vista, onde os alunos conversaram com a prefeita Teresa Surita e entenderam um pouco mais sobre o assunto para poderem desenvolver embasar o projeto de inovação” explicou a técnica da equipe “I, Robot”, Keila Costa.

Participam do torneio 37 equipes. As oito melhores da etapa regional se classificarão para a etapa nacional que vai acontecer em São Paulo. O capitão da equipe de robótica do CCTI, Luciano Sampaio, 12 anos, fala da expectativa para a competição. 

“Esperamos melhorar o que a gente mostrou no ano passado para manter o título de campeão regional. E assim conseguir uma vaga para a etapa nacional” disse.

Em 2018/2019 a equipe “I, Robot” do CCTI foi a primeira colocada no maior torneio de robótica da região Norte, o FLL, realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI).