Inovação e Tech

Equipe segue para a etapa nacional do torneio de Robótica

I’Robot garantiu uma das 5 vagas para o torneio nacional e também conquistou a 1ª colocação no processo de pesquisa do Projeto de Inovação

Muita garra e determinação levaram a equipe I,Robot, do Centro de Ciência, Tecnologia e Inovação (CCTI), a garantir uma das 5 vagas para a etapa nacional do Torneio de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL). Durante esses dois dias, sábado e domingo (7 e 8), os 10 alunos participaram de uma intensa competição em Manaus, Amazonas, que reuniu 25 equipes do Norte do Brasil, na etapa regional.

Os jovens também conquistaram a 1ª colocação no processo de pesquisa do Projeto de Inovação. A equipe representou muito bem Boa Vista e, por ser conhecida como a Capital da Primeira Infância, inovou ao criar um projeto trazendo soluções para a primeiríssima infância, fase que vai da gestação aos 3 anos de idade.

“É muito emocionante. Não tenho palavras para descrever meu sentimento de estar aqui.  Depois de mais de cinco meses se preparando, conseguimos a vaga para a etapa nacional. É muito importante para gente”, declarou emocionado o capitão do time, Luciano Sampaio.

O desafio desta temporada (2019/2020) do torneio foi trabalhar o Tema “City Shaper (cidade inteligente, cidade modelada). Os alunos pensaram em algo que pudesse aperfeiçoar ainda mais o lazer das crianças de Boa Vista, como por exemplo, a adaptação dos brinquedos dos parquinhos a um tamanho médio de 95 cm, altura apropriada para as crianças nessa faixa etária (0 a 3 anos). 

No torneio, os quesitos avaliados foram: Projeto de Inovação (solução de algum problema na cidade); Core Values (comportamento e trabalho em equipe) e Desafio do Robô (programação). No desafio da Mesa, três rounds oficiais, as semifinais e as finais definiram o resultado. Das 25 equipes participantes, as cinco melhores se classificaram para etapa nacional que vai ocorrer em São Paulo. 

Para um dos técnicos da equipe, Bruno Reis, o sentimento é de orgulho por estar  liderando uma das melhores equipes de Robótica do norte do Brasil.

“Estamos muito orgulhosos. Conseguimos levar e mostrar um projeto tão bonito da nossa cidade e fomos premiados em primeiro lugar com o projeto da Primeira Infância. Estamos mostrando para o mundo, que Boa Vista, capital da Primeira Infância vai para o nacional. Os meninos estão voltando para casa com essa grande conquista. Queria agradecer a prefeita Teresa Surita que sempre nos apoiou e nos incentivou, graças a ela estamos competindo”, declarou.

I, Robot – A equipe criada em 2017 é formada por Luciano Sampaio, João Ribeiro, Reldson Souza, Matteus Giordani, Sophie Nascimento, Ereu Santana, Hugo Santos, João Henrique Dias, Lucas Costa e Karinny Feijó. Liderados pelos técnicos Bruno Reis, Keila Costa e Mark Anthony, a equipe de Boa Vista fez sucesso na etapa regional do torneio, interagindo com equipes do norte do Brasil.

Vestidos como personagens do anime Dragon Ball Z, eles apresentaram seu projeto aos visitantes no Pit (stand), passaram pelas avaliações nas salas reservadas, participaram dos treinos, testes, oficinas e palestras e dos rounds oficiais desta edição.

Na temporada 2018/2019, a equipe foi a primeira colocada neste torneio regional promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), classificando-se para a etapa nacional que ocorreu em 2019, no Rio de janeiro. Participar das etapas regional e nacional do FLL é sempre uma experiência única para a Sophie Lucy, 13 anos, design da equipe.

“É uma alegria muito grande ir para a nacional pela segunda com a equipe toda. Ninguém saiu. E o evento foi maravilhoso. Nosso projeto foi super reconhecido, pois trata da primeira e primeiríssima infância e, felizmente, ganhamos o prêmio de melhor Projeto de Inovação”, declarou.

O Torneio – Esta é a temporada 2019/2020 do Torneio Sesi de Robótica FIRST® LEGO® League (FLL), que ocorreu no SesiClube do Trabalhador, em Manaus – AM. Com a temática “City Shaper (cidade inteligente, cidade modelada), as equipes precisaram elaborar um projeto de pesquisa identificando problemas e propondo soluções. A equipe I, Robot apresentou o projeto voltado para a Primeira Infância.

Além disso, os participantes foram os responsáveis por construir e programar robôs autônomos baseados na tecnologia LEGO® Mindstorm, para cumprir uma série de missões relacionadas ao tema, celebrando a descoberta do trabalho em grupo, guiadas pelos valores da competição.