Inovação e Tech

Feminicídio será tema de projeto apresentado por estudantes

Os estudantes prepararam cartazes, mapas conceituais e maquetes e vão apresentar o Mapa do Feminicídio no Brasil

Estudantes e professores da Escola Estadual Ayrton Senna da Silva vão apresentar nesta sexta-feira, 13, os resultados do “Projeto Didático Interdisciplinar Feminicídio – a expressão máxima da violência contra a mulher”. O evento será das 8h às 11h30 e das 14h às 17h30 a instituição de ensino.

Segundo a professora de História, Rosilene Souza da Silva, o projeto envolveu todos os professores da escola e todas as turmas, dada a importância do tema. “O objetivo da ação, além de trabalhar o tema relevante, que é a violência contra a mulher e o feminicídio, também buscou trabalhar com os professores a interdisciplinaridade”, explicou Rosilene.

A professora informou que o tema e o projeto interdisciplinar foram definidos durante reunião pedagógica em conjunto com todos os professores para que fosse trabalhado no mês de março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Os estudantes realizaram pesquisas bibliográficas, levantamentos estatísticos, produziram documentários. Para os documentários, os alunos fizeram pesquisas científicas e pesquisa de campo, identificando situações de violência contra a mulher incluindo entre os próprios alunos, familiares ou também pessoas próximas.

Por meio das metodologias ativas, os alunos construíram linhas do tempo e mapas conceituais. Uma turma de alunos específica irá apresentar uma maquete com o mapa do feminicídio do Brasil. Ou seja, será apresentado o número de feminicídio em cada região do país.

A Escola Estadual Ayrton Senna está localizada na Avenida Venezuela n° 2398, bairro Mecejana, funcionando no mesmo prédio da Escola Ana Libória e atualmente atende 1022 alunos no Ensino Médio.