Inovação e Tech

Google apresenta novo projeto de Notícias e Folha BV é parceira

A Folha licenciará parte do conteúdo realizando uma curadoria e auxiliará na recomendação de conteúdo e valorização da experiência do usuário local

A Folha BV foi selecionada pelo Google para ser um dos parceiros no novo projeto do gigante da web. O Google News Showcase, chamado “Destaques” no Brasil, é um novo tipo de experiência de notícias on-line que contará com curadoria editorial de publicações diversas e premiadas para fornecer aos leitores mais informações.

“Destaques” é composto por painéis de conteúdos que vão aparecer inicialmente no Google Notícias no Android e, em breve, em outros produtos como o Google Notícias no iOS e o Google Discover. Esses painéis estarão em feeds personalizados juntos com outros conteúdos classificados por relevância.

O projeto vai oferecer aos veículos parceiros a capacidade de agrupar conteúdos que aparecem nos feeds de notícias dos leitores, oferecendo narrativas mais profundas e mais contexto por meio de recursos como linha do tempo, bullets e artigos relacionados. Outros elementos como vídeos e áudios virão a seguir.

Os leitores poderão navegar pelo conteúdo das publicações participantes e optar por seguir suas preferidas e, assim, sempre ver seus conteúdos primeiro no Google Notícias.

“Com Destaques, o Google dá mais um passo para reforçar seus laços com os produtores de conteúdo jornalístico e com os nossos usuários no Brasil. Cada publicação terá uma área dedicada para reforçar sua identidade e voz editorial, atrair novos leitores e gerar mais tráfego para seus sites. Já os usuários ganham acesso livre a mais conteúdo de alta qualidade, selecionado pelo parceiro e licenciado pelo Google”, diz Andrea Fornes, diretora de parcerias de produtos de notícias para a América Latina do Google.

O novo projeto chegará primeiro aos leitores no Brasil e na Alemanha, e será expandido para outros países progressivamente.

O Destaques” é mais um programa de licenciamento de notícias existente, o qual paga às publicações por conteúdo jornalístico de qualidade e se soma a outros esforços relacionados a notícias, como Assine com o Google, Web Stories e notícias em áudio.

Para o novo serviço o Google fechou parcerias com mais de 200 importantes publicações no Brasil, na Alemanha, Argentina, Canadá, Reino Unido e Austrália.

No Brasil são mais de 20 publicações de cobertura nacional como a Band, Estadão, Folha de S.Paulo, Jovem Pan, Revista Piauí, UOL e Veja. Os parceiros regionais serão A Gazeta, Jornal Correio, Correio Braziliense, Estado de Minas, Folha de Boa Vista, Folha de Pernambuco, GZH, Gazeta do Povo, Jornal do Comércio RS, NSC Total, O Dia, O Tempo e Portal Correio.

Segundo o Google o número de publicações de notícias aumentará à medida da expansão do “Destaques” para outros países, incluindo Índia, Bélgica e Holanda.

Para o diretor de Inovação e Tecnologia do Grupo Folha BV,  Alberto Cruz, a parceria demonstra a preocupação do Google em levar conteúdo de qualidade, relevante e confiável ao público, além de colocar o estado de Roraima em destaque, junto com outros estados bem maiores. “Sempre soubemos do tamanho e relevância da Folha no meio digital, mas essa parceria coloca nosso grupo em outro patamar no que diz respeito à credibilidade e alcance. É um baita reconhecimento e uma responsabilidade enorme.” afirmou.