Inovação e Tech

Inscrições para olimpíada científica são prorrogadas

A 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também prorrogou as inscrições

As inscrições para a 23ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) foram prorrogadas, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, até o dia 31 de maio.

Escolas públicas e particulares que ainda não participam podem se cadastrar pelo site www.oba.org.br . 

Realizada em fase única e voltada para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio, a olimpíada ainda não tem data definida para sua realização, a depender da retomada das atividades nas escolas.  

A olimpíada é dividida em quatro níveis – os três primeiros são para alunos do ensino fundamental e o quarto para os do ensino médio – e a prova é composta por dez perguntas: sete de astronomia e três de astronáutica.

A maioria das questões é de raciocínio lógico. As medalhas são distribuídas conforme a pontuação obtida por cada nível.

Os melhores classificados na OBA representam o país nas olimpíadas Internacional de Astronomia e Astrofísica e Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2021.

Os participantes dessa edição ainda vão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais, que acontecem em São José dos Campos (SP), onde os participantes recebem material didático e assistem a palestras de especialistas.

Os alunos e os professores podem se preparar para a prova através do aplicativo “Simulado OBA”, disponível para celulares, tablets, e computadores, e pelo site da olimpíada, que fornece vídeos explicativos, além de provas e gabaritos das edições anteriores.

FOGUETES 

Organizada pela OBA, a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) também prorrogou as inscrições. O evento avalia a capacidade dos estudantes de construir e lançar, o mais longe possível, foguetes feitos de garrafa pet, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

A MOBFOG é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares de todas as regiões do país.

As inscrições para as instituições que ainda não participaram da OBA e da MOBFOG vão até o dia 31 de maio. O cadastro é único para os dois eventos e deve ser feito pelo site www.oba.org.br .

No site da OBA, no tópico “Downloads”, encontram-se todos os detalhes para a construção dos projetos, além dos vídeos explicativos. Os resultados serão obtidos por meio das distâncias medidas ao longo da horizontal entre a base de lançamento e o local de chegada dos foguetes.