Inovação e Tech

Limite para Pix noturno começa a valer em outubro

Segundo o Banco Central, valor máximo poderá ser alterado a partir do pedido do cliente

A limitação de R$ 1 mil para operações feitas pelo Pix entre 20h e 6h começará a valer a partir de 4 de outubro, segundo informações do Banco Central (BC). A medida também valerá para outras formas de pagamento e transferência financeira. 

No entanto, esse limite poderá ser alterado em um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas a partir do pedido do cliente.

Resolução aprovada pela autarquia também estabeleceu que até 16 de novembro as instituições devem passar a elaborar relatórios mensais com a compilação dos registros diários de ocorrências de fraudes ou de tentativas de fraudes na prestação dos serviços de pagamento e das medidas corretivas adotadas.

A limitação das transações físicas foi anunciada em agosto pelo BC para reduzir os casos de sequestros e roubos noturnos.

O teto de R$ 1 mil para as operações noturnas vale tanto para o PIX, sistema de pagamento instantâneo em funcionamento há dez meses, como para outros meios de pagamento. Transferências via TED, DOC, pagamentos de boletos e compras com cartões de débitos também passarão a obedecer a esse limite.