Inovação e Tech

Palestra para estrangeiros aborda interiorização

A abordagem da temática visa contribuir para a vida cotidiana dos imigrante

Nesta quinta-feira, 5, a partir das 19 horas, no auditório do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR), ocorrerá o IV Circuito de Palestras para Estrangeiros, com o tema “Roraima e o processo de interiorização”.

A programação dessa quarta edição, que conta com o apoio da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (Adra), terá exposição do vídeo “Visões de mundo”, apresentação cultural, dois relatos de experiências, certificação de seis cursos e também a palestra principal, que abordará a “Interiorização: Operação Acolhida” e que será proferida por Alessandro Santos Ikawa, da Adra.

A abordagem da temática visa contribuir para a vida cotidiana dos imigrantes, em termos da disseminação de direitos e deveres, com foco na legislação brasileira, bem como para a melhoria da qualidade de vida e das relações sociais.

De acordo com a diretora de Extensão do CBV, professora Marilda Vinhote Bentes, é sempre muito significativo para a instituição cumprir com sua responsabilidade social respondendo, voluntariamente, aos anseios daqueles se encontram em vulnerabilidade social.

“É com muito orgulho que hoje certificaremos 63 imigrantes concluintes dos cursos de Português para Estrangeiros, Recepcionista, Empreendedorismo e Panificação. Além desses, em conjunto com a Adra, serão certificados 173 imigrantes dos cursos de Açougueiro e Estética. Nestes três anos de atendimento educacional a esse público, posso dizer que cada ação, para o CBV, é apenas um auxílio a quem precisa, mas, para o beneficiado, é muito mais, uma vez que vemos a persistência em continuar os cursos, mesmo com todas as dificuldades que eles passam, e ainda escutamos depoimentos que nos fazem buscar meios para continuar oferecendo os cursos”, disse.

O circuito de palestras é aberto ao público, com entrada gratuita. A expectativa é que o evento reúna cerca de 300 imigrantes, entre ex-alunos dos cursos ofertados pelo CBV e seus familiares, além de moradores dos abrigos e das ocupações interessados no tema.