Inovação e Tech

Presente em 65 países, saiba como a tecnologia 5G pode impactar o Mundo

Esta novidade pode influenciar setores da indústria, agronegócio, internet das coisas, telefonia e negócios, trazendo agilidade e praticidade ao dia a dia

O mundo vive transformações rápidas e significativas desde os anos 2000. Com a globalização e o advento de uma tecnologia revolucionária, é de se notar que todos, de alguma forma, são usuários dessas mudanças que alteram profundamente o sistema econômico do país.  

Com um alto fluxo de informações diárias e sites de tecnologia que trazem inovações na área que impactam toda sociedade, sente-se a necessidade de um aperfeiçoamento na indústria, na saúde, no agronegócio, na telefonia e nas pesquisas, que é o que a tecnologia 5G pretende alcançar – além de maior velocidade e estabilidade, que proporcionem mais agilidade e praticidade no dia a dia.

Além de já estar presente em mais de 1.600 cidades pelo mundo, tem se tornado uma realidade no Brasil também. Em 2020, a operadora Claro ativou a 1ª rede de 5ª geração no Brasil, conhecida como 5G DSS (Dynamic Spectrum Sharing, ou compartilhamento de espectro dinâmico) que já trouxe algumas das vantagens. Contudo, não é considerada uma rede pura, pois utiliza os espectros do 3G e do 4G. A expectativa é que o 5G esteja disponível em todas as capitais do país até 2022. 

Esta novidade se diferencia da tecnologia 4G nas possibilidades e na confiabilidade jamais experimentadas. Prometendo uma velocidade vinte vezes maior que a anterior, poderá competir com os serviços de banda larga fixa, além de garantir uma melhor estabilidade de internet, com conexão mais fluida e confiável. Não será mais um problema estar no meio de uma reunião e, de repente, ficar com a imagem travada ou o som frustrado, por exemplo. A tecnologia 5G proporcionará estes benefícios, facilitando a comunicação a longas distâncias. Ainda, a promessa é de que ela tenha uma capacidade muito maior de aguentar o uso simultâneo da rede e que consuma menos bateria nos aparelhos móveis, em comparação a rede 4G.

No campo da indústria, traz diversas possibilidades ligadas à automação e à mão de obra. Na saúde, promete que cirurgias sejam efetuadas a distância, além do avanço no campo farmacêutico e de exames. No agronegócio, espera-se que esta nova tecnologia possa impactar diretamente na produtividade, assim como na área da telefonia, garantindo maior estabilidade e quantidade de trabalho remoto, ampliando a relação entre clientes e fornecedores. Já a pesquisa e negócios serão impactados diretamente, podendo ter um melhor planejamento nas empresas, com relação aos investimentos e novos equipamentos de trabalho, além das pesquisas realizadas pelas Instituições Científicas e Tecnológicas (ICT’s).

Muitas serão as vantagens oferecidas pela tecnologia 5G, podendo, inclusive, contribuir para a Internet das Coisas, integrando diversos dispositivos e estabelecendo uma boa comunicação entre eles. Influenciará, de forma importante, aquilo que já utilizamos hoje, melhorando significativamente certas coisas, como assistir um vídeo em alta velocidade ou baixar uma playlist, nos aplicativos de streaming digital, em tempo recorde.

A tecnologia 5G vem acompanhada de outras revolucionárias, como o Big Data, a inteligência artificial, edge computing, entre outras. Por isso, espera-se que seja um passo importante para o desenvolvimento do país e do mundo, agregando praticidade e inovação na vida da sociedade.