Inovação e Tech

Seminário de secretariado aborda educação empreendedora

Empreendedorismo de negócios e as influências da tecnologia serão abordados

Os alunos do curso Técnico em Secretariado integrado ao ensino médio, turma 13631, do Campus Boa Vista do Instituto Federal de Roraima (CBV/IFRR) realizam, no período de 14 a 17 de setembro, de forma on-line, o “Seminário Interdisciplinar de Educação Empreendedora: possibilidades e desafios”, como atividade prática de encerramento das disciplinas Empreendedorismo, Noções de Evento e Projetos, ministradas, respectivamente, pelas professoras Elisângela Costa, Heloane Borges e Tatiana Lopes.

Durante as aulas, os alunos foram estimulados a organizar um evento, direcionado à turma e a convidados, com a temática do empreendedorismo, colocando em prática os conhecimentos teóricos e desenvolvendo habilidades e competências previstas nas três disciplinas.

A professora Elisangela Costa afirma que a atividade integrada colabora para um aprendizado mais significativo. “Esse evento torna-se relevante, pois oportuniza o exercício da criatividade, da crítica e da reflexão, no processo de ensino e aprendizagem, proporcionando um aprendizado mais significativo aos discentes, contribuindo para o desenvolvimento da sua autonomia e integração do conhecimento”, disse.

Para a aluna Yasmim Oliveira Gonçalves, a atividade prática de elaboração do evento foi uma tarefa de grande aprendizado, alinhando a teoria à prática. “Aprender que elaborar um evento on-line é muito mais que apenas organizar uma reunião via Google Meet, pois serviu para abrir nossas mentes e despertar curiosidade acerca dos componentes integrados de organização de eventos, empreendedorismo e projetos. Com certeza, mais válida do que o próprio aprendizado é a semente do “querer aprender mais”, que, na minha opinião, foi plantada no decorrer das atividades integradas”, contou.

Os temas a abordados no seminário são empreendedorismo de negócios e as influências da tecnologia na cultura organizacional; empreendedorismo social na pandemia: benefícios e dificuldades; empreendedorismo startup; e os desafios do intraempreendedorismo nas instituições públicas e privadas.