Inovação e Tech

Tabela periódica completa 150 anos de criação

Projeto tem como objetivo realizar a divulgação da tabela periódica de forma lúdica para alunos

Com o objetivo de divulgar a importância da tabela periódica de forma lúdica para os alunos e comemorar os 150 anos da sua criação. Estudantes e professores participam do projeto “2019 Ano Internacional da Tabela Periódica”, nesta terça e quarta-feira (17 e 18). A Escola Estadual Major Alcides Rodrigues dos Santos recebe os professores e acadêmicos de Química que desenvolvem o projeto. O evento é realizado pela Universidade Federal de Roraima e Secretaria de Educação e Desporto.

“Apesar de ter sido criada há 150 anos, ela continua sendo estudada até hoje. A tabela periódica é a base da ciência e precisamos explicar para os alunos sobre a sua importância de forma dinâmica para melhorar a aprendizagem”, explicou a professora de química da UFRR, Mirla Cidade.

 A escola vem trabalhando o projeto desde o início do ano com os alunos da modalidade de Ensino Médio. Além de todo o conteúdo teórico, os estudantes puderam colocar em prática tudo o que aprenderam através de jogos instalados no celular. Dessa forma, cada acerto dos números de átomos da tabela, os alunos recebem pontuações que no final serão somadas e quem tiver o maior número de acertos será premiado.

 “Está é uma forma atual e prática dos alunos exercitarem o que aprenderam na parte teórica. O celular é o nosso aliado para estimular a aprendizagem da tabela periódica e outros assuntos que os estudantes têm dificuldade”, ressaltou a professora de Química da escola, Maria do Socorro Marques.

 Além dos jogos, será realizado também um bingo com os símbolos, número de átomos da tabela periódica. “Tudo é pensado para facilitar a compreensão e auxiliar a aprendizagem dos alunos. Essa é uma forma divertida e lúdica para entendimento do assunto”, comentou Socorro.

 O projeto é desenvolvido por professores e acadêmicos de Química da UFRR, que já visitaram diversas instituições de ensino estaduais e municipais. Até o final do ano, pretendem levar o projeto para todas as escolas da capital, interior e indígena. “Pretendemos abranger o máximo de alunos possível para que saibam a importância da tabela periódica”, explicou Mirla.

 PIBID – O projeto foi desenvolvido na escola graças ao PIBID (Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação a Docência), que é um programa criado com a finalidade de valorizar o magistério e apoiar estudantes de licenciatura plena.

 Entre os objetivos do programa, estão: concessão de bolsas de iniciação à docência para alunos de cursos de licenciatura e para coordenadores e supervisores responsáveis institucionalmente pelo PIBID e demais despesas a ele vinculadas; elevação da qualidade das ações acadêmicas voltadas à formação inicial de professores nos cursos de licenciatura plena; e proporcionar aos futuros professores participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar e que busquem a superação de problemas identificados no processo ensino-aprendizagem.