Inovação e Tech

WhatsApp permite envio de fotos e vídeos que somem após serem vistos

A medida começa a ser atualizada para usuários de Android e iOS. Por enquanto, novidade é exclusiva da versão beta do mensageiro, podendo chegar ao público final em breve

O WhatsApp anunciou nesta terça-feira (3) a chegada do recurso que permite enviar fotos ou vídeos temporários, com visualização única, recurso similar ao disponível no Instagram e no SnapChat. Vale lembrar que, por enquanto, essa novidade é exclusiva da versão beta do mensageiro, podendo chegar ao público final em breve.

Ao realizar o anúncio, o WhatsApp afirmou que o recurso pode ajudar usuários a evitarem o acúmulo de mídia que não é importante — ou que tem uma função temporária — como uma lista de compras ou fotos de uma roupa que você esteja experimentando.Além disso, a ideia é “dar às pessoas uma camada adicional de privacidade e controle sobre o que elas enviam”.

Ao ser enviado, o arquivo fica escondido sobre a palavra “Foto” ou “Vídeo”, o que requer que o usuário toque sobre o texto para abri-lo. Após a abertura, o mensageiro troca a palavra “Foto” ou “Vídeo” pela frase “Mensagem aberta”.

“Esperamos que as pessoas continuem atentas ao que compartilham e que, com o recurso de visualização única, possam se sentir mais confiantes e confortáveis para enviar coisas que podem ser confidenciais, como a senha do Wi-Fi, para pessoas que elas conhecem e confiam.”

O WhatsApp esclarece ainda que assim como as demais mensagens enviadas no aplicativo, as mídias com visualização única também são protegidas por criptografia de ponta a ponta.

Vale lembrar que o destinatário ainda poderá tirar print da tela exibindo uma foto ou vídeo temporário sem que o remetente saiba, portanto, o conteúdo confidencial não estará tão preservado assim.

Segundo a empresa, o recurso está sendo liberados gradualmente a partir desta semana para todos os usuários. Para receber a função, é necessário ter a versão mais recente do mensageiro instalada.

Recurso

Mesmo se a opção de confirmação de leitura estiver desativada, o WhatsApp vai alertar quando outras pessoas virem sua foto ou vídeo. Ele também mostrará uma mensagem assim que a mídia for aberta.

Além disso, é importante mencionar que quem recebe os arquivos ainda pode salvá-los por meios convencionais, seja tirando um print ou baixando a mídia. Já para quem envia, é possível ter mais detalhes do arquivo compartilhado, como hora exata da abertura, acessando a aba “Dados da mensagem”.

Contatos bloqueados, mas que estão em um grupo que você faz parte, podem visualizar as fotos ou vídeos enviados no chat utilizando este modo. Na verdade, eles só não podem enviar mensagens e nem ligar diretamente, mas ainda são capazes de interagir no mesmo grupo. Por fim, usuários que não têm esse recurso podem receber arquivos de “visualização única” sem nenhum problema.