PUBLICIDADE
PRODUÇÃO BOVINA
Vacina contra febre aftosa terá redução na dosagem
Ajuste é uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Por Folha Web
Em 04/01/2019 às 17:00
 Comerciantes terão que se adequar à mudança, retirando da comercialização as vacinas com dosagem de 5 ml (Foto: Divulgação)

A Agência de Defesa Agropecuária de Roraima( Aderr) começa a trabalhar na informação sobre a comercialização e o uso de vacina para a próxima campanha contra febre aftosa. A posologia de 5 ml está autorizada até 30 dias antes do início da primeira etapa da vacinação.

 O ajuste da dosagem em campanhas de vacinação realizadas este ano atende a uma determinação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

 Comerciantes terão que se adequar à mudança, retirando da comercialização as vacinas com dosagem de 5 ml, que são as trivalentes (com três vírus) e oferecer ao pecuarista as de 2 ml, que são as bivalentes (com dois vírus).

 A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa em Roraima vai começar em 1 de Abril. Trinta dias antes do início da campanha a Aderr vai recolher no comércio local todas as vacinas trivalentes.

 A Agência já encaminhou para os comerciantes um ofício informando sobre a mudança no ajuste da dosagem e a determinação do Ministério para que se retire de circulação todas as vacinas com 5ml.

 Um dos objetivos da mudança é, segundo informou Vicente Barreto, diretor de Defesa Animal, cumprir etapas para a retirada definitiva em todos Estados do Brasil de áreas livres da febre aftosa com vacinação, que é o caso de Roraima.

 “É muito importante essa mudança de dosagem, por exemplo, a retirada de um produto chamado saponina que vai reduzir o número de abscessos, diminuindo as perdas no matadouro e sobrando mais dinheiro para o produtor”, ressaltou o presidente interino da Aderr, Gelb Platão.

***
Gostou?
1
0
PUBLICIDADE
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!