Cotidiano

Vacinação será antecipada em Roraima

Previsão é que doses de vacina cheguem ao Estado na última semana de março, cerca de 20 dias antes do período da campanha nacional de imunização

Para evitar um possível surto da H1N1, a população em Roraima deverá participar de uma antecipação de disponibilização das vacinas contra a doença. A previsão é que novas doses cheguem ao Estado já na última semana de março, cerca de 20 dias do período estipulado pelo calendário nacional de imunização.

A medida de antecipação foi repassada em coletiva de imprensa na manhã de hoje, 13, na Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS). Na ocasião, foi ressaltado que a campanha de vacinação contra a H1N1 continua no mesmo período conforme o calendário nacional de imunização, acontecendo de 15 de abril a 31 de maio, tendo o dia 04 de maio como o Dia D.

Porém, os estados do Amazonas e Roraima serão priorizados pelo Ministério da Saúde para o recebimento de vacinas, tendo em vista os casos confirmados de H1N1. A espera pelo recebimento das doses até o fim do mês é por conta do prazo de elaboração das vacinas.

De acordo com Carmen Muniz, gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (PNE), é preciso de certo período para elaboração da vacina, antes que as doses sejam enviadas. “Todo ano mudam os componentes da vacina. Todo ano é feito a coleta e a pesquisa dos pacientes que chegam aos hospitais, para saber qual é o vírus que está circulando”, afirmou Carmen.

A CGVS também informou que ainda não sabe dizer quantas doses serão enviadas ao Estado, porém, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) pretende pedir uma ampliação do número para atender não só o público-alvo da doença, mas também a população migrante.

“Devido ao fluxo migratório, nós temos uma preocupação e já estamos em negociação, então, além da quantidade de vacinas que nós já iríamos receber, nós vamos receber também um aporte vacinal superior ao que seria equivalente a população de Roraima”, informou Lincoln Valença, diretor do Departamento de Vigilância Epidemiológica (DPE).

Casos suspeitos foram descartados

A gerente do Núcleo do Controle da Influenza no Estado, Aryuska Menezes, também tratou sobre os dois casos considerados suspeitos de H1N1 em Roraima. Conforme a gerente, os casos foram descartados ontem, 12, pela CGVS.

Aryuska explica que tanto os casos suspeitos, quanto o confirmado, foram levantados conforme o procedimento de sentinela, ou seja, quando as unidades de saúde realizam semanalmente cinco coletas de casos de gripe.

“Esses casos foram coletados por parte do protocolo. A pessoa chegou lá com os sintomas, o pessoal pega a coleta, a amostra e leva para o laboratório. É feita a análise e eles liberam o resultado. Esses casos eram suspeitos e que foram descartados. Assim como pode acontecer de vir mais pessoas apresentando os sintomas e vai seguir o protocolo como é feito semanalmente”, informou.

Confira as informações completas na edição impressa da Folha de amanhã, 14.