Cotidiano

Vai pegar a estrada? Atenção para a vistoria do seu carro

Somente a troca de óleo não é suficiente; é necessário estar atento a peças que sofrem desgaste natural

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

O final de ano se aproxima e muitas pessoas já sonham com as viagens de férias. É tão comum a escolha por companhias aéreas ou de ônibus, quanto à viagem de carro em família. Mas, para esta opção, são recomendados diversos cuidados, principalmente quanto ao funcionamento do veículo. É necessária uma revisão para saber se o automóvel está em condições de executar a ida e volta de uma viagem.

Engana-se quem acredita que uma simples troca de óleo é suficiente para preparar um carro para uma viagem. É necessário todo um ritual que deve começar com os cuidados com as peças que sofrem com desgaste natural, como motor, freios, suspensão e pneus. Mas essa é só a primeira parte, também é necessário estar atento ao conforto do veículo e a parte eletrônica, por exemplo.

Cada veículo possui um plano de revisão montado pela própria fábrica e que pode variar de acordo com cada modelo. Mesmo estando em dia com este plano, quem pensa em pegar a estrada precisa levar o veículo para passar por um “check-up”.

“Mas o que podemos destacar é que é importante estar com o plano de manutenção regular, substituir todos os filtros (ar, óleo e combustível) que são importantes tanto para aumentar a vida útil do motor, que precisa ser mantida em ordem, quanto pela questão do consumo que é influenciada diretamente pelo motor”, declarou Paulo Moreno, chefe de oficina e técnico mestre com competência em diagnóstico.

Também é muito importante saber se o estepe está calibrado e funcionando corretamente. Os carros que estão na estrada correm o risco de furar e é melhor o motorista não ser pego de surpresa, por isso este tipo de item necessita de atenção dos viajantes.

“Antes de viajar é necessário também verificar o nível de óleo do motor, se está em ordem, o nível do líquido de arrefecimento, que é o nível de água do motor, e precisa ser verificado para não haver problemas de aquecimento no motor. Verificar também o estepe se está calibrado, triângulo, macaco, chave de roda, limpador de para-brisa e se todos os componentes elétricos estão funcionando”, comentou o técnico.

“É indicado verificar se o estepe está calibrado e se os componentes elétricos estão funcionando”, recomendou o chefe de oficina Paulo Moreno (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

PRINCIPAIS CASOS – Apesar de todas as recomendações com pneus, motor, suspensão, freios, óleos, etc., a peça que mais costuma apresentar problemas durante viagens são os limpadores de para-brisas. É muito comum que a peça resseque e não funcione corretamente durante uma chuva, por exemplo.

“Tem muito cliente que quando viaja e retorna também tem problemas porque o nível de água estava baixo ou algum problema nas correias. O que dá mais problema são os limpadores de para-brisas e as correias. Há um ou outro caso de quebra de motor, mas é muito difícil e quando acontece geralmente é porque a manutenção foi deixada de lado”, afirmou Moreno.

O valor de revisão é bastante variável. Depende do veículo, da fabricante, se o plano está ordem e das necessidades que cada carro pode apresentar, por isso o correto é que cada condutor vá até uma oficina para analisar o que é necessário e quanto custará. (F.A)