Saúde e Bem-estar

Veja dicas na hora de comprar ovos da páscoa

Os ovos artesanais devem obedecer as mesmas regras de comercialização dos industrializados

Industrializados ou artesanais, os ovos de páscoas são uns dos produtos mais comprados durante essa época do ano. Mas para fazer a compra, os consumidores devem ter alguns cuidados para não se sentirem prejudicados. 

De acordo com a Diretora do Procon Assembleia, Eumaria Aguiar, alguns cuidados são necessários na hora de ir às compras. Ela indica que o cliente faça uma lista das pessoas que quer presentear e do que pretende comprar, essa medida acaba gerando economia.

Confira os preços

“Uma pesquisa antecipada de preços entre um estabelecimento e outro já é uma forma de economizar já que os preços variam bastante de uma loja para outra. Outra dica é ficar atento as informações divulgadas em anúncios, panfletos ou em qualquer material publicitário, mesmo nos ovos da páscoa artesanais” disse.

Para as crianças, muitos pais preferem comprar ovos com brinquedos. Nesse é essencial conferir o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e a identificação da idade apropriada.

Ovos artesanais

Os ovos artesanais devem obedecer as mesmas regras de comercialização dos industrializados. “Chocolates importados são obrigados a apresentar as informações em língua portuguesa, como identificação do fabricante e importador, país de origem, prazo de validade, composição, volume/quantidade, registro no órgão competente” explica Eurimar.

Também nos casos de ovos artesanais, uma pesquisa de comércio e até com outros clientes são capazes de dar dicas sobre a qualidade do produto. “Com a crise, muitas pessoas estão produzindo o chocolate de casa mesmo, tente conhecer o local e a cozinha de onde esses ovos estão sendo feitos, converse com outros clientes sobre a qualidade do produto, evite também aqueles que estão a venda no meio da rua e sob o sol quente” reforçou.

Os consumidores devem ter alguns cuidados para não se sentirem prejudicados(Foto: Divulgação)

Armazenamento

Durante as compras, observe atentamente o local em que os chocolates estão armazenados e verifique a limpeza do estabelecimento.

“Os ovos de chocolate, assim como qualquer alimento têm de estar longe de itens com cheiro forte e produtos de limpeza. Também não devem ficar expostos ao sol” disse.

Procon

Anualmente, o Procon Assembleia divulga levantamentos de ovos de chocolate, produtos mais consumidos pelas famílias brasileiras no período que antecede a Semana Santa, como uma forma de orientar o consumidor na hora da compra.

Em 2019, a equipe técnica encontrou diferença de até 40% no preço do mesmo produto entre oito estabelecimentos comerciais de Boa Vista.

Caso em qualquer compra, o cidadão sinta que teve direitos desrespeitado, o Procon Assembleia está à disposição para mediar a situação. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, na rua Agnelo Bittencourt, nº 232, no Centro de Boa Vista. Mais informações pelo telefone 4009-4826.

Observe atentamente o local em que os chocolates estão armazenados(Foto: Divulgação)