MORTE DE ANCHIETA
Velório será no Ginásio Hélio Campos
Ex-governador sofreu um infarto fulminante na noite de ontem; velório está previsto para iniciar às 8 horas
Por Folha Web
Em 07/12/2018 às 09:01
Anchieta disputou as Eleições 2018, mas foi derrotado por Antonio Denarium (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

O ex-governador e presidente do PSDB de Roraima, Anchieta Júnior, faleceu na noite de ontem, 6, vítima de um infarto fulminante. O político estava lanchando acompanhado da filha, quando por volta de 19h começou a passar mal e caiu no chão desacordado. Ele foi imediatamente socorrido e encaminhado para o Hospital da Unimed, onde a equipe médica tentou reanimá-lo durante 30 minutos, mas não teve sucesso. A equipe médica confirmou o óbito às 20h41.

O velório do ex-governador José de Anchieta será realizado no Ginásio Senador Hélio Campos, bairro Canarinho. A previsão é que o corpo seja levado no início da manhã, por volta das 6 horas, ao ginásio. O portão estará aberto para receber admiradores a partir das 8 horas. A família ainda não confirmou onde ocorrerá o sepultamento e o corpo pode ser levado para o Ceará, terra natal do ex-governador onde ele tem familiares.

PERFIL – Anchieta tinha 53 anos de idade e veio do Ceará para Roraima em 1991. Formado em Engenharia, foi eleito vice-governador na chapa com Ottomar Pinto no mandato de 2007 a 2010. Em razão do falecimento de Ottomar em dezembro de 2007, assumiu o Governo no final do primeiro ano de mandato. Foi candidato à reeleição e eleito para a segunda gestão em 2010. Em abril de 2014, se licenciou do Governo para lançar a sua pré-candidatura ao Senado, mas perdeu a disputa. Em 2018, tentou nova eleição como candidato ao Governo do Estado, tendo como vice o deputado federal Abel Galinha (DEM) na coligação “Todos por Roraima”. Anchieta Júnior foi casado com a deputada federal Shéridan, também do PSDB, e deixou duas filhas.

Shéridan pede orações para sua família

A deputada federal Shéridan Oliveira, ex-mulher de Anchieta, publicou vídeo em uma rede social pedindo orações para sua família. “Eu podia fazer uma nota, mas não vou fazer, porque nada que a gente colocar no papel vai estar dizendo o que eu estou vivendo agora e a minha família também”. A parlamentar está em uma conferência no Marrocos debatendo a crise migratória que Roraima vive. “É uma causa que Roraima tem vivido e tem sofrido muito, que também era uma causa dele. Eu peço que vocês orem por mim, pelas minhas filhas e por ele, que todo respeito, carinho sejam convertidos agora em oração”, pediu.

Governo e Prefeitura decretam luto oficial

O Governo de Roraima manifestou pesar pela morte do ex-governador Anchieta Júnior e decretou luto oficial de cinco dias no Estado. Durante o período, é obrigatório o hasteamento da Bandeira Nacional a meio mastro, em todas as repartições públicas, nos estabelecimentos de ensino e sindicatos.

Por meio de nota, a governadora de Roraima Suely Campos, manifestou pesar pela morte de Anchieta: “Estou em choque por sua morte súbita e prematura e externo meus sentimentos à família, aos amigos e ao povo de Roraima. O Estado perde um político de expressiva liderança, o que foi demonstrado com a votação que teve nas últimas eleições. Nunca fomos aliados políticos, mas sempre tivemos relação respeitosa e reconheço suas virtudes de grande orador, de político próximo das pessoas, que deixou um legado de obras em todo o Estado”.

O luto oficial também foi decretado pela Prefeitura de Boa Vista, por três dias, a partir desta sexta-feira, 7. “É com imensa tristeza que recebo a notícia do falecimento do ex-governador José de Anchieta Júnior. Muito respeitosamente, presto minhas condolências e deixo registrado o meu mais sincero pesar. Peço a Deus que conforte o coração dos familiares e amigos neste momento de dor”, disse a prefeita Teresa Surita.

Políticos manifestam pesar pela morte de Anchieta

Políticos roraimenses manifestaram sentimento de pesar em redes sociais. O governador eleito Antonio Denarium (PSL) disse que, assim como muitos roraimenses, foi surpreendido com o falecimento do ex-governador José de Anchieta Júnior.

“Disputamos as eleições para o Governo de Roraima, fomos adversários na corrida eleitoral, jamais inimigos. José de Anchieta, ao assumir o governo em 2007, teve a responsabilidade de herdar o legado político de Ottomar Pinto, construindo sua identidade política própria. Mais que um homem público, José de Anchieta era filho, irmão, pai e amigo de muitos roraimenses. Morre o homem, mas a sua história permanece. Quero externar minhas sinceras condolências para a família, amigos e todos os roraimenses, desejando que Deus possa confortar todos os corações, neste momento difícil”, disse.

O vice-governador eleito Frutuoso Lins também lamentou o falecimento súbito de Anchieta. Por meio de uma rede social, disse que recebeu a informação com tristeza. “Quero registrar meu sentimento de pesar pela morte do ex-governador de Roraima, José de Anchieta Júnior, aos 53 anos de idade. Que Deus dê muita força para toda a família e a filha do ex-governador pela perda do homem, do pai, do amigo de muitos e do homem público!”, se solidarizou.

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Jalser Renier (SD), também se manifestou. “Ficam as lembranças para contar como foi sua vida e restam as saudades para lembrar a falta que você fará”, frisou.

O senador Romero Jucá (MDB) também se manifestou. “É com imenso pesar que recebo a notícia do falecimento do ex-governador José de Anchieta Júnior. Durante sua trajetória política tive a oportunidade de conviver, trabalhar e aprender com ele, sempre com respeito mesmo diante das divergências que são naturais do ambiente político. Neste momento de dor, me solidarizo com a família e em especial, com suas filhas. Que Deus possa confortar o coração de todos”, disse.

O deputado Remídio Monai (PR) publicou nota de pesar a respeito da morte do ex-governador. “É com enorme tristeza que venho externar o meu mais profundo sentimento de pesar pelo falecimento do ex-governador José de Anchieta Júnior. Nesse momento de dor, solidarizo-me com os seus familiares e amigos. Rogo a Deus que conforte os corações de todos e que dê forças para transformar a dor em fé e esperança”, lamentou.

Também em nota, o Partido Republicano Brasileiro em Roraima declarou estar em luto, e se solidarizou com familiares e amigos pela passagem do ex-governador, José de Anchieta. “Ainda que tenhamos defendido em vários momentos projetos políticos diferentes, reconhecemos que Anchieta Júnior foi uma liderança com significativo apoio de parte da população de Roraima. Neste momento de dor, externamos nosso respeito e consternação, rogando ao Pai que dê o conforto necessário a todos”. A nota é assinada pelos deputados Mecias de Jesus e Jhonatan de Jesus.

Por meio de nota, a Câmara Municipal de Boa Vista também lamentou o falecimento do ex-governador. “Neste ensejo, a Casa envia as suas sinceras consternações e condolências aos familiares e amigos neste momento de dor sem medida, e espera que cada um seja confortado. Anchieta Júnior foi um político atuante e que trabalhou muito pelo desenvolvimento do Estado de Roraima, o qual governou de 2007 a 2014”, declarou.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima publicou nota de pesar pelo falecimento do ex-governador de Roraima. “Manifestamos profundo sentimento de solidariedade aos seus familiares e amigos, rogando a Deus que conforte a todos neste momento de imensa dor”.

***
Gostou?
15
9
Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!