Cotidiano

Venda de veículos novos em Roraima cresce 23% 

Em 2017, foram emplacados 7.670 veículos no Estado. Este número subiu para 7.885 no ano passado e, só nos três primeiros meses deste ano, já foram 1.997 emplacamentos

A venda de veículos novos deu um salto no primeiro trimestre deste ano e apresentou um aumento de 23% no Estado em relação ao mesmo período de 2018. Já a venda para pessoa física aumentou 17% no mesmo período. A informação é do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Veículos em Roraima (Sindiveículos-RR), Vitor Hugo Perin. O aumento supera a média nacional que foi de 10%. 

Para Vitor Hugo, isso mostra que o Brasil está dando sinais de superação da crise econômica que vem passando nos últimos cinco anos. 

“Algumas medidas foram tomadas e isso vem fazendo o crédito e as taxas de juros melhorarem e deixaram as pessoas físicas e as empresas com acesso à capital mais barato nos bancos”, disse. “Com isso, as vendas de estoque [nas lojas] em Roraima, tanto para pessoa física, quanto para pessoa jurídica, apresentaram um crescimento proporcional acima da média do Brasil, que cresceu 10%. Roraima cresceu 23% neste primeiro trimestre de 2019”, afirmou.

Ele justifica o aumento local nos três primeiros meses deste ano por se tratar de um Estado de população pequena, onde qualquer melhora no índice macroeconômico já representa uma rápida recuperação na economia. Também destacou mudança na política estadual, com novos nomes que aproveitam para comprar um carro novo e melhor. 

“Além disso, temos o crescimento de locadoras de veículos no Estado que renovam a frota no início de ano, temos as de Manaus que compram veículos em Roraima por ter o IPVA menor e ainda o anúncio do pagamento dos precatórios dos professores que fez a procura aumentar no fim de março”, assegurou. “Essa tendência vai seguir até o fim do ano”, complementou.  

A informação do presidente do Sindveículos, que aponta aumento nas vendas de veículos novos no Estado, bate com os dados de emplacamentos fornecidos pela coordenadora do Registro Nacional de Veículos (Renavam) do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran/RR), Maria Janilde Araújo.

Em 2017, foram emplacados 7.670 veículos no Estado. Este número subiu para 7.885 no ano passado e, só nos três primeiros meses deste ano, já foram 1.997 emplacamentos. 

Em relação apenas aos três primeiros meses de 2018, este ano já foram 87 veículos emplacados a mais que o ano anterior no mesmo período. O que aponta um significativo crescimento.