Cotidiano

Venezuelanos pagam “taxa” e atravessam fronteira

Na próxima quinta-feira, 21, completa um mês do fechamento da fronteira

Moradores do município de Pacaraima, na fronteira com Santa Elena, acionaram a Folha para denunciar uma espécie de cobrança de “taxa” para realizar a travessia entre os dois países.

A medida seria solicitada por parte da Guarda Nacional Bolivariana (GNB) em função do fechamento da passagem terrestre entre o Brasil e a Venezuela que completa um mês na próxima quinta-feira, 21.

De acordo com a denúncia, alguns venezuelanos e até brasileiros moradores de Santa Elena, conseguem passar pela barreira da GNB mediante pagamento de um valor, de acordo com o veículo utilizado para a travessia. A média de cobrança para carros é de R$ 70 e de motocicletas por R$ 30.

A medida de “cobrança” para passagem nas barreiras é até um costume conhecido de brasileiros, em especial, os roraimenses que realizavam viagens de férias para a Ilha de Margarita, dentro da Venezuela.

Há alguns anos, o método mais conhecido pelos turistas brasileiros era de viajar com caixas de chocolate para entregar aos guardas e evitar maiores transtornos durante a viagem.

CONSULADO VENEZUELANO – A Folha entrou em contato com Consulado Venezuelano, solicitando um posicionamento sobre  a denuncia, porém, não obteve retorno até o fechamento da matéria.