Polícia

Vídeo mostra conflito entre feirantes e indígenas em feira

Confusão teria ocorrido após um grupo de Yanomami, inclusive crianças, ser atingido por água suja

Uma confusão generalizada entre indígenas Yanomami e feirantes da Feira do Produtor, localizada no bairro São Vicente, foi registrada em vídeo. O registro viralizou nessa sexta-feira, 11, e circula nas redes sociais, principalmente em grupos de WhatsApp. O fato ocorreu no fim de semana passado, mas as imagens só vieram à tona agora.

No vídeo amador feito no celular por um frequentador da feira, é possível ver que os indígenas estão irritados e arremessando paus, frutas e até pedras nos feirantes que também revidam. De acordo com a administração do local eram quase dez indígenas, inclusive crianças, e tudo teria iniciado após serem atingidos com água usada para lavar os peixes por alguns dos profissionais.

O cinegrafista amador também relata que os indígenas vivem sem as mínimas condições e que o grupo passa fome, dorme em locais impróprios que oferecem risco à saúde e à segurança deles, além do constante uso de bebida alcoólica por parte dos Yanomami.  Para conter a situação foi necessária a presença da Polícia Militar e de funcionários da Fundação Nacional do Índio (Funai), porém não foi registrado boletim de ocorrência.

“Nós temos um regimento dentro da feira que impossibilita a venda e ingestão de bebidas alcoólicas e alguns indígenas estavam bebendo em excesso. E por isso pedi ajuda de um dos funcionários que falava Yanomami para pedir que eles saíssem do local” informou o administrador da feira, Nadson Barbosa.

A reportagem tentou contato com a Fundação Nacional do Índio (Funai), mas até o fechamento da reportagem não obteve resposta.