Cotidiano

Vídeos mostram acompanhantes fazendo limpeza em unidade

Os serviços teriam sido paralisados em razão dos sete meses de atraso salarial dos funcionários terceirizados

Acompanhantes de pacientes internados no Hospital das Clínicas, situado no bairro Pintolândia, entraram em contato com a FolhaWeb, que a unidade não está mais contanto com serviços de limpeza.

As informações encaminhadas a reportagem dão conta de que as atividades de limpeza foram interrompidas em razão dos sete meses de atraso salarial dos terceirizados que atuam na unidade.

Em um dos vídeos é possível uma acompanhante limpando o corredor próximo ao leito onde o paciente está internado. “A situação do Hospital HC só lixo. Os pacientes com tudo quanto é sujeira. Não tem quem limpe, então tem que fazer”, narra a acompanhante.

Em outro material, um paciente com abscesso no braço varre a poeira para perto de lixeiras próximas do corredor. Há um grande acúmulo de marmitas, o que deixa a situação ainda mais desconfortável.

O OUTRO LADO – Sobre o problema, a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) informou, por meio de nota, que apesar da atual situação econômica em que o Estado se encontra, as empresas terceirizadas já receberam o pagamento referente ao mês de janeiro de 2019, e que os meses seguintes serão pagos normalmente, mês a mês.

A nota destaca ainda que após levantamento total das dívidas da secretaria que alcançam quase R$ 500 milhões, bem como constatar que os valores recebidos pela pasta eram insuficientes para custear suas despesas mensais, várias medidas foram tomadas para a redução de custos, de forma que alguns dos débitos com as terceirizadas começaram a ser pagos logo após a intervenção federal, ainda no mês de dezembro e continuarão a serem pagas conforme disponibilidade orçamentária da pasta.