Cotidiano

Você na Foha debate Mamografia

Muitas mulheres adiam o exame de mamografia, por demora para conseguir a consulta, ou ignoram a importância de realizar o exame. Existem também as mulheres que temem a exposição à radiação. A equipe da Folha foi às ruas saber das mulheres quais as principais dificuldades em fazer o exame.

Gracy Albuquerque, 40 anos, vendedora

“Eu particularmente ainda não fiz nenhum tipo de exame, apesar de saber que já estou dentro da idade estipulada para realizar a mamografia. Para a minha sorte, realizo o preventivo, e nele os médicos fazem o exame de toque, o que já significa alguma coisa. Com relação ao exame em si, ainda não fiz por falta de tempo”

Jenifer Valera, 25 anos, desempregada

“Ainda não fiz, pois geralmente falam que a idade ideal seria dos 35 anos para cima, ainda tenho vinte e cinco, mas quando atingir a idade, vou procurar realizar o diagnóstico que de fato, é de muita importância para a saúde da mulher. Nunca senti nada estranho no meu corpo, no entanto, sinto medo de que algo aconteça, pois estamos vulneráveis a isso”

Antônia Gomes, 76 anos, aposentada

“Por incrível que pareça, eu nunca fiz nenhum tipo de exame voltado para isso. Acredito que para mim não seja preciso, nunca senti nada de estranho, me sinto muito bem. Creio que no meu caso, não dou muita importância para isso. Tive 12 filhos, e penso que isso contribuiu para que eu não desenvolvesse problemas nas mamas”

Maria da Silva, 48 anos, assistente social

“Faz um bom tempo que faço os exames, sempre tive um acompanhamento. No início fui acometida de câncer de mama, tive que fazer algumas cirurgias, e hoje em dia continuo com o acompanhamento. Para a minha sorte, descobri o nódulo ainda no início, o que facilitou no tratamento. Existe uma grande importância em se diagnosticar o quanto antes. Depois que aconteceu isso comigo, a maioria das mulheres da minha família procurou fazer o exame”

Dulcy Frank, 48 anos, desempregada

“Eu particularmente já fiz o exame mais de uma vez e isso foi uma inciativa própria, pois sempre dei importância para isso. Sempre agradeço por nunca ter sido acometida por nenhum tipo de tumor. Procuro verificar a cada ano como o meu corpo está, acredito que todo tipo de exame é bem-vindo, ao se tratar do bem-estar físico do ser humano”

Emília Rodrigues, 30 anos, desempregada

“Ainda não fiz, pois tenho apenas 30 anos. Sei que mulheres da minha idade podem realizar o exame, mas tem sido difícil até mesmo para as pessoas mais velhas conseguirem ser atendidas através do serviço público, imagine para alguém que ainda não está na idade? Vou fazer meu cadastro através do sistema único de saúde, para fazer a mamografia, e daqui a dez anos serei chamada, e assim estarei na idade ideal para ser consultada”