Cotidiano

Você na Folha debate Crise Migratória

O espaço do entorno da Praça Simon Bolívar, nas proximidades da Rodoviária Internacional de Boa Vista, localizada no Bairro 13 de Setembro, voltou a ser ocupado por imigrantes. Eles afirmam que não tem vagas nos abrigos e acabam tendo que dormir na rua. A equipe da Folha foi às ruas para saber a opinião da população sobre o que deveria ser feito para amenizar essa situação.

Isaque Vinícius, 19 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Não tenho muita base nisso, mas acredito que deveria ser feito algum projeto no qual analisassem essa situação. Fiquei sabendo que alguns imigrantes não querem ficar nos abrigos, porém não faço ideia de como funciona as coisas dentro desses lugares, é muito fácil julgar sem fazer ideia do que realmente acontece. Creio que deveria haver mais parcerias entre as autoridades municipais e estaduais”

Jéssica Carla, 31 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acredito que deveriam construir mais abrigos, pois se não há capacidade de suportar a quantidade de pessoas que estão vindo para cá, algo nesse sentido deve ser feito. Essa é uma questão desumana, não se pode deixar essas pessoas nas ruas, existem crianças no meio delas que não merecem passar por esse tipo de situação”

Samara Guedes, 48 anos, professora (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Creio que as autoridades devem ampliar os abrigos que já foram construídos, pois se a lei não permite que os mande embora, alguma coisa deve ser feita, só não pode continuar da forma que está agora. Além de ser algo desumano, ocupa um espaço público, afeta os comerciantes do local e aumenta o número da criminalidade”

Greyce Colares, 22 anos, oper analista (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acredito que no momento não tem uma solução que surta efeito imediato, porque já foram construídos vários abrigos e a cada dia que passa aumenta o número de imigrantes aqui no estado. Eu particularmente me sinto triste em ver a situação dessas pessoas, pois estão vindo atrás de uma nova oportunidade, porque realmente a situação do país delas não é boa. Creio que os processos de interiorização estavam sendo uma boa alternativa, penso que poderiam levar os que estão instalados em abrigos para outros estados e dar vaga para quem fosse chegando”

Jeferson Freire, 35 anos, pintor (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Na minha opinião, existe espaço nos abrigos. Acontece que muitos imigrantes não querem ficar dentro desses lugares, com isso a criminalidade vai aumentando cada vez mais. Conheço pessoas que trabalham nos abrigos e, de acordo com elas, muitos dos que estão lá, não querem respeitar o horário de chegada e saída”

Anzzony Gaarder, 17 anos, estudante (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acredito que a única forma de amenizar essa situação, seria o fechamento da fronteira. Vejo que aqui no Brasil a lei é totalmente liberal, caso fosse o contrário, duvido que pudéssemos entrar em qualquer país de uma forma não burocrática como acontece por aqui. Acontece que com a vinda de tantas pessoas, a possibilidade de aumentar o risco à saúde é grande, creio que deveria haver desde o começo uma triagem na fronteira, vacinando as pessoas que fossem entrar no Brasil. A situação do nosso Estado já não era boa e piorou bem mais com a vinda de tantos imigrantes para cá”