Cotidiano

Você na Folha debate Greve de Servidores Estaduais

Os servidores públicos estaduais já se mobilizam para paralisações e entrar em greve, devido ao atraso dos salários que, em alguns casos, chegam há três meses. A Folha foi às ruas saber da população se uma greve é a melhor solução ou que alternativas podem resolver o problema? 

Adriely Fernandes, 21 anos, desempregada (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Acredito que essa não seria a alternativa ideal para solucionar o problema, porque se os funcionários param de trabalhar, a população acaba ficando sem os serviços que são oferecidos por eles. Acredito que o correto seria o Governo pagar o atraso o quanto antes, pois tenho certeza que existe sim dinheiro para pagar os servidores”

Orlando Souza, 48 anos, servidor municipal (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Uma greve não resolveria o problema, mas acredito que os servidores devem paralisar os serviços, porque isso é uma falta de respeito com os profissionais. Creio que a dívida será paga somente em dezembro, ou talvez, apenas no próximo governo. Apoio a paralisação dos servidores, é ruim para a população, no entanto, é bem pior para eles, pois todos são pais de famílias, e possuem suas responsabilidades”

Cibele Reis, 21 anos, panfleteira (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“É direito dos funcionários públicos fazerem greve, está na Constituição. Acredito que seja justo os servidores estaduais entrarem em greve, afinal de contas não estão recebendo pelo trabalho deles, nada mais justo que fazerem uma greve. Não posso afirmar que isso resolveria o problema, mas se essa situação estivesse acontecendo comigo, eu apoiaria uma paralisação”

Junior da Silva, 20 anos, estudante (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Creio que uma greve seria a solução devido ao Governo estar agindo com tanta irresponsabilidade. Eu não sei dizer se isso resolveria o problema, mas pelo menos chamaria atenção para o caso e quem sabe assim o Governo daria um jeito. Acredito que talvez com uma paralisação os servidores receberiam pelo menos metade do salário, e a outra parte, somente no próximo governo”

Anderson Lopes, 29 anos, gerente (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Acredito que existem outras alternativas. Essa situação realmente é ruim, porque se os servidores públicos ficam sem receber, o comércio todo fica prejudicado. Infelizmente o nosso estado se movimenta através do serviço público e, sem isso, não há rotatividade do dinheiro, tanto é que nesses últimos meses o movimento caiu muito, principalmente com quem trabalha com tecnologia, como é o meu caso. Por outro lado, existem alguns serviços que não podem parar, como por exemplo, o das Polícia Civil e Militar. Do jeito que Boa Vista está perigosa, não podemos ficar sem proteção. Acredito que as autoridades têm que pensar o quanto antes numa solução para o problema”

Hulhiana Luz, 26 anos, analista de sistema (Foto: Nilzete Franco/Folha BV)

“Acredito que somente uma greve para solucionar o problema que os servidores estão enfrentando. Uma paralisação talvez chamaria a atenção do Governo para este caso. Ninguém quer trabalhar de graça, se trabalham é porque precisam. Infelizmente quando isso acontece aqui no estado, sentimos o impacto da crise financeira”