Cotidiano

Você na Folha debate Guaritas Fechadas

Nas praças de Boa Vista, existem construções destinadas aos guardas municipais, porém a maioria está fechada. É o caso das guaritas na Praça das Águas, no Centro de Boa Vista, e na Praça Matheus Yukio Sato, no bairro Centenário. A população apoia a presença de guardas municipais nas praças?

Márcia Cristina, 35 anos, dona do lar (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Sou a favor que o município ajude o Estado a cuidar da segurança das pessoas. Hoje em dia, infelizmente não podemos confiar de passear em lugares públicos, pois corremos riscos de sermos assaltados. Acredito que as praças devem ter um monitoramento, pois são lugares que geralmente juntam usuários ou grupos de pessoas que torna o ambiente desconfortável. Com a presença de um guarda municipal, as pessoas se sentem mais protegidas”

José Piamo, 60 anos, vendedor (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Fica complicado opinar sobre isso, pois sabemos que há uma dívida tanto do Estado para os servidores, como também do município, por isso acredito que se não há guardas nesses locais, é por falta de responsabilidade da Prefeitura com relação a pagamentos. As pessoas trabalham para receber pelo serviço. Creio que se resolvessem essa situação, muitos outros problemas seriam solucionados”

Eline Santos, 36 anos, servidora pública (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acho que deveriam ficar em funcionamento, principalmente pela questão da segurança das pessoas que frequentam esses locais. Aqui na capital já não temos a liberdade que tínhamos antes, de andar com celular na mão, ou com bolsas chamativas. O que se via apenas em Manaus, passou a ser visto aqui em Boa Vista também, por isso acredito que há uma necessidade de guardas nesses locais”

Rosival Matos, 29 anos, motorista de aplicativo (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acredito que esses locais precisam de segurança, pois as famílias acabam ficando à mercê do perigo quando não há guardas nas praças. Com a criminalidade aumentando no nosso Estado, é essencial que a Prefeitura assuma uma parte da responsabilidade com relação à segurança do município”

Gracida de Magalhães, 56 anos, aposentada (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu acho necessário que haja guardas nesses locais, pois do jeito que está é realmente perigoso, sem falar no vandalismo que se arrasta pela capital. Geralmente por não haver segurança nesses locais, as pessoas quebram e não podemos fazer nada. Acredito que a Prefeitura deveria fazer mais coisas por nossa cidade, principalmente com relação à segurança das pessoas”

Tiago Galvão, 17 anos, estudante (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Creio que sim, pois é ruim a população ficar sem proteção, principalmente nas praças onde geralmente acontecem assaltos e uso de substâncias ilícitas. As pessoas não têm que pagar o preço da irresponsabilidade dos nossos governantes. É como a situação dos policiais militares, que estão sem receber, e com isso ficamos expostos ao perigo, pois os bandidos se aproveitarão disso para tirar vantagem da situação”