Cotidiano

Você na Folha debate Taxa de Iluminação Pública

FABRÍCIO ARAÚJO

Colaborador da Folha

A Prefeitura de Boa Vista aumentou a taxa de iluminação pública em 50% sem ampla divulgação aos consumidores e pegou todos de surpresa ao receberem suas contas de janeiro já com o aumento. A Folha foi às ruas saber como as pessoas receberam este aumento.

Werner Mendes, 27 anos, vendedor (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“É uma falta de respeito. Foi aumento que nem sequer foi comunicado para a população e de repente a gente toma este susto, teve um aumento, mas não fomos comunicados. Já percebi o aumento na minha conta de janeiro, foi um susto, mas fazer o quê? Tem que pagar, se não tem que voltar para a lamparina”.

Wanderson Momedío, 29 anos, técnico eletrônico (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Rapaz, eu estou sabendo disso agora, mas senti sim uma diferença na conta de energia quando recebi este mês. Deveria ter divulgado este aumento uns dois ou três meses antes, para que nós pudéssemos pelo menos nos programar e tentar reduzir um pouco o consumo de energia”.

Bruna Costa, 21 anos, vendedora (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho meio errado porque aumenta e ninguém sabe de onde vem, achamos que estamos gastando mais e na verdade é um aumento deles que ninguém divulgou, acho errado. Da mesma forma como são divulgados os projetos e coisas boas, acho que é uma informação que temos direito de ter. Eu não sabia do aumento, mas acho errado”.

Jovanni Perez, 37 anos, operador de máquina pesada (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Acho que com a situação do jeito que está, em que tudo está parado, não tem dinheiro circulando, este aumento só dificulta. Deveriam ter pelo menos avisado sobre este aumento e aumentar aos poucos para que a população possa se adaptar”.

Eloíde Carvalho, 30 anos, dona de casa (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“Eu acho que deveria ter sido divulgado. Nós ficamos sem saber destas coisas, não achei isso bom não. O aumento poderia ter sido divulgado através de jornais ou Internet. Hoje há tantos meios para se divulgar. Não achei que esse aumento seja bom também não, porque já pagamos um absurdo de energia”.

Fátima Cleire, 35 anos, pedagoga (Foto: Priscilla Torres/Folha BV)

“É uma falta de vergonha na cara. Como é que se aumenta o valor de algo e não se comunica ao consumidor? A divulgação do aumento poderia ter sido feita pelas redes sociais. Eu ‘sigo’ a prefeita e ela só divulga as coisas boas que faz, mas divulgar algo que precisamos pagar, ela não coloca lá. Está errado. O aumento desta taxa é um susto”.

Publicidade