Cotidiano

Você na Folha debate a venda da BV Energia

Boa Vista Energia foi vendida por R$ 50 mil no leilão das distribuidoras da Eletrobras e a equipe de reportagem da Folha foi às duas ruas saber o que a população pensa dessa negociação.

ELETROBRAS

A Boa Vista Energia foi vendida por R$ 50 mil no leilão das distribuidoras da Eletrobras, realizado quinta-feira, 30, na Bolsa de Valores de São Paulo. Com a venda você acredita que a qualidade do serviço em Roraima vai melhorar ou piorar? Por quê? 

Camila Helena: “Sim, vai melhorar com certeza, porque o Estado controlando uma empresa que fornece serviço para a população, serve apenas para gerar empregos para cargos comissionados, pois é isso que mais vemos hoje em dia. Com uma empresa privada, terão que fornecer um serviço de qualidade, porque seremos os consumidores, portanto pagaremos para isso. Até porque, o Estado fornecendo ou não energia de qualidade, teríamos que pagar de qualquer forma. Se até hoje o Estado não conseguiu solucionar o problema, incluindo o fornecimento vindo da Venezuela, porque não dar a oportunidade para uma empresa privada tentar?”


Bruna Felix, 24 anos, estudante (Foto: Wenderson de Jesus – FolhaBV)

“Depende muito, se continuar com a energia da Venezuela não vai melhorar em nada. Agora se conseguirem interligar ao fornecedor brasileiro, a população terá melhorias. O fato da empresa ser privada não muda nada em relação à qualidade do serviço. Temos que analisar as propostas da empresa, para sabermos realmente se compensa ou não.”

Arthur José, 22 anos, estudante (Foto: Wenderson de Jesus – FolhaBV)

“Isso vai depender da empresa. Se conseguir investir na infraestrutura da Boa Vista Energia e interligar com a União sim, terá uma melhora, caso contrário vai continuar da mesma forma que está. Terão que investir bastante para trazer uma real qualidade, pois é necessário que interliguem com o resto do Brasil. Provavelmente para resolverem todos os problemas, haverá um aumento no valor pago pela população. Com isso vemos que há vários pontos que devem ser analisados antes de obter uma conclusão.”

Darlisson Feitosa, 22 anos, estudante (Foto: Wenderson de Jesus – FolhaBV)


“Essa é uma grande questão, porque se eles fornecem um serviço de melhor qualidade com um custo mais baixo, seria bom para todo mundo, no entanto vai depender muito das condições que o Brasil vai oferecer para essa empresa, como por exemplo, a questão de impostos. O ruim é que Roraima não tem concorrência a esse tipo de serviço, com uma empresa privada pode ser que haja um aumento no preço.”

Daniel Carta, 29 anos, estudante (Foto: Wenderson de Jesus – FolhaBV)


“Creio que depende do que vai acontecer daqui para frente no país. O ideal é que fosse interligada à rede nacional, independente de custos, pois pagamos um absurdo pela energia vinda da Venezuela, que não tem qualidade, ou pelo menos não atende a grande demanda do estado. Na verdade, ficamos sem saber dizer qual seria a melhor solução, estamos de uma forma instável com relação a isso. Acontece que não acreditamos mais que possa ter uma solução viável, porque mesmo sendo uma empresa privada, podem querer apenas obter lucros e não fornecer um serviço de qualidade, como temos hoje.”

Melissa Lima, 18 anos, estudante (Foto: Wenderson de Jesus – FolhaBV)


“Eu acho que depende de onde a energia vai vim, porque todo mundo sabe que a energia da Venezuela está muito instável. Acredito que vai depender de onde vão fornecer essa energia, pois se continuar como está não terá diferença alguma, a não ser no bolso do consumidor que pode pesar um pouco mais, pelo fato de ser algo privado.”