Cotidiano

Você na Folha debate atendimento aos venezuelanos

O interventor e governador eleito, Antonio Denarium, disse que Roraima, apesar do acolhimento proporcionado até este momento, não tem condições de receber os venezuelanos que estão entrando no Estado. Segundo ele, a migração está impactando os serviços públicos do estado. A Folha foi às ruas saber a opinião da população em relação à afirmação de Denarium.

Maria Amaral (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Eu acho que é necessário tomar as medidas cabíveis. Sabemos que o Estado de Roraima não está mais suportando. Já basta a população que já existia aqui. Sabemos também que o Estado ficou em estado de calamidade, então não há mais lógica a não ser tomar as medidas cabíveis”, Maria Amaral, 62 anos, aposentada.

Gisele Coelho (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Acredito que por um lado fechar a fronteira poderia resolver, mas em outros aspectos não. Na fronteira haverá o controle, mas e fora dela? O necessário é fazer um controle de entrada e saída tanto dos venezuelanos, quanto dos brasileiros que vão para lá. Se fechar a fronteira, haverá outros lugares em que passarão sem ser por ali, então não é uma solução viável, o necessário é ter um controle”, Gisele Coelho, 29 anos, balconista Gisele Coelho, 29 anos, balconista.

Jefferson Maia (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Acho que está correto. Se antes já não tinha um bom serviço público, agora é que não temos mesmo. Se for ao HGR, por exemplo, dá para perceber muito bem. A capital, onde há mais pessoas, já não suporta a situação. Não é uma questão de preconceito, é que já não há suporte mesmo porque o presidente em exercício está se lixando para o Estado, então não há como. Já não tem como sustentar quem é daqui, imagina quem vem de fora”, Jefferson Maia, 30 anos, office boy.

Raimundo Gomes (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Acredito que é uma situação complicada porque, na verdade, aquelas pessoas estão precisando de ajuda e aqui os serviços estão em inchaço. A situação que a governadora deixou o Estado complica mais ainda, então acho que o Denarium terá que ser consciente para resolver este problema que está acontecendo. Mas fechar a fronteira não seria uma solução porque não é o mais grave”, Raimundo Gomes, 71 anos, aposentado.

Tarsiane Santos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“Acredito que ele está certo. Nossa cidade está um caos por conta disso e há muitos brasileiros perdendo o emprego por causa da migração e o Estado está uma loucura. A solução para resolver isso seria tirar e devolvê-los para o país deles, traria melhorias para a gente, eles sofrem, mas nós também estamos sofrendo por conta disso porque toma muito espaço da gente”, Tarsiane Santos, 20 anos, vendedora.

Marcos Lemos (Foto: Nilzete Franco/FolhaBV)

“A afirmação dele é verdadeira. O Estado é muito pequeno para receber a quantidade que chegou. Há muita gente e pouco recurso para receber este pessoal, ou limitamos a entrada ou distribuímos quem chega para outro Estado, como já estava sendo feito, mas foi muito pouco. Mas acho que também pode se pensar em outra possibilidade”, Marcos Lemos, 23 anos, Marcos Lemos, 23 anos, estudante de Engenharia Civil.