Cotidiano

Você na Folha debate os hábitos saudáveis entre os boa-vistenses

Está cientificamente comprovado que a atividade física é a medicina preventiva mais barata e eficiente que existe. Uma pessoa sedentária tem 70% mais chances de desenvolver qualquer tipo de doença que uma pessoa fisicamente ativa. O boa-vistense possui o hábito de praticar algum esporte?

Raimundo Nonato (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Como eu sei que me faz muito bem, costumo praticar caminhada e corrida. Desde jovem pratico esse tipo de esporte, talvez pela praticidade. Durante minha vida, participei e ainda participo de certas corridas, como a 9 de Julho e a São Silvestre. Me sinto muito bem quanto ao meu condicionamento físico, e geralmente quando fico um tempo parado, me sinto mal, tanto o corpo quanto a mente”, Raimundo Nonato, 58 anos, fotógrafo.

Guilherme Silva (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Para ser sincero, eu nunca pratiquei esporte. Quando era mais novo apenas brincava, como qualquer adolescente, mas nunca foi uma prática contínua. Sei que assim como a alimentação, o esporte é importante para a saúde. Se eu fosse praticar algum tipo de atividade física, frequentaria uma academia, trabalharia a questão da musculação. Eu até já tentei, mas não segui adiante”, Guilherme Silva, 19 anos, estudante. 

Juliane Acorde (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Todos os dias pratico academia e minha escolha tem a ver com praticidade. Vejo que aqui em Roraima não tem tantas opções de prática de esporte, geralmente os mais praticados nas ruas, é o futebol e o tênis. Acredito que deveriam incentivar os jovens a praticarem outros tipos de esporte, como basquete, handebol, entre outros. Existem muitas praças em nossa cidade que não estão sendo utilizadas para isso, apesar de nelas haver várias opções de quadras. Creio que até mesmo as escolas deveriam trabalhar essa questão”, Juliane Acorde, 35 anos, advogada.

Fabrício Sales (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Eu costumo jogar futebol, mas não é com tanta frequência. Acho que os jovens de hoje em dia não estão ligando muito para a prática de esportes. Creio que deveria haver projetos sociais voltados para o incentivo dos jovens com relação a isso. Quando jogo futebol, me sinto muito bem, acontece que já me machuquei muito e fui parando com o tempo. Com relação à saúde, é sempre bom se manter no ritmo”, Fabrício Sales, 17 anos, estudante.

Jackeline Nascimento (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“A única atividade física que costumo praticar são as atividades diárias. A correria do dia a dia costuma deixar as pessoas um tanto quanto cansadas, a falta de tempo também atrapalha. Acredito que pessoas muito ocupadas, que trabalham em algo que necessita movimentação física, possuem um condicionamento muito bom com relação ao corpo e a mente. Se eu fosse praticar um esporte, escolheria futsal, pois era o que eu praticava quando era mais jovem. Geralmente me sentia muito à vontade praticando esse esporte”, Jackeline Nascimento, 21 anos, vendedora.

Tiara de Souza (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Não costumo praticar. Geralmente a atividade física que faço é ir de casa para o trabalho de bicicleta, o que em minha opinião já me ajuda bastante. Com relação a algum esporte, realmente sou um tanto quanto sedentária. Acredito que muitas pessoas têm uma rotina cansativa e isso atrapalha de certa forma, pois no tempo livre geralmente queremos descansar, Tiara de Souza, 26 anos, auxiliar de lavanderia.