Cotidiano

Volume de acesso causa instabilidade em sistema do SISU

O MEC informou que já tomou todas as medidas para corrigir o problema; As inscrições para o programa vão até esta sexta-feira, 25

Por meio de nota, o Ministério da Educação (MEC) informou que o grande volume de acessos foi o grande responsável pela instabilidade no servidor do Sistema de Seleção Única (Sisu). Vários estudantes reclamaram da lentidão no primeiro dia de inscrições do programa.

Apesar dos problemas, a pasta destacou que já tomou todas as medidas para garantir a estabilidade do sistema. “A recomendação da área técnica do MEC é que o estudante com dificuldade de acesso atualize a página de inscrição antes de preencher os dados”, ressaltou.

De acordo com o MEC, o sistema, que nas edições anteriores, recebia uma média de 25 a 30 mil acessos simultâneos, registrou ontem, 22, picos de até 350 mil acessos simultâneos, causando a lentidão nos servidores.

“Uma novidade testada nesta edição do Sisu foi a divulgação da nota de corte para todos os cursos em quatro momentos (7h, 12h, 17h30 e 20h). No sistema anterior, a divulgação dos resultados se limitava a um horário (meia-noite), a partir do segundo dia de inscrição”, completou.

O órgão ministerial disse ainda que a divulgação em quatro horários se repetirá até sexta-feira, 25, último dia de inscrição. A divulgação da nota de corte à meia-noite será mantida até quinta-feira, 24.

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é usado pelas instituições públicas de ensino superior para oferecem vagas a candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), o Sisu foi criado com o objetivo de democratizar o acesso à educação superior, unificando a seleção de várias instituições por todo o Brasil, a fim de que todos os jovens tenham mais chances de entrar nas universidades de forma gratuita.

Para esta edição, estão sendo ofertadas 235.461 vagas em 129 instituições públicas de todo o país. Podem concorrer às vagas os estudantes que fizeram o Enem 2018 e obtiveram nota acima de zero na prova de redação.

A consulta da nota de corte pode ser feita por meio do site do Sisu. O resultado será divulgado no dia 28 de janeiro. A matrícula dos selecionados deve ser feita de 30 de janeiro a 4 de fevereiro.

Do dia 28 de janeiro ao dia 4 de fevereiro, os estudantes que não foram selecionados na chamada regular, em nenhuma das opções, podem manifestar o interesse em participar da lista de espera. Esses alunos serão convocados pelas próprias instituições de ensino a partir do dia 7 de fevereiro.