OPINIÃO

Agosto Dourado: garantia de espaços para amamentação em lei

Por Deputada federal Helena Lima

O mês de agosto nos lembra da campanha Agosto Dourado, uma iniciativa dedicada à conscientização sobre a importância do aleitamento materno, estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em 1992. É o principal movimento em defesa do aleitamento.

A amamentação é fundamental para nossos bebês, pois oferece às crianças os nutrientes necessários para um desenvolvimento saudável. Além disso, trata-se de um ato de amor que reforça o vínculo entre mãe e filho. Porém, é preocupante que, nos dias atuais, muitas mulheres ainda enfrentem desafios para amamentar seus filhos de forma adequada e da maneira que eles merecem.

O constrangimento, aliado à falta de locais propícios para isso, colabora para que inúmeras mães abram mão de um direito que é delas e das crianças. Por isso, apresentei, na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 2.781/2023. A matéria trata da criação de espaços exclusivos para amamentação, extração, armazenamento e conservação do leite materno em prédios públicos ou instituições privadas.

Nesse sentido, a nossa intenção é garantir que todas as mães tenham um local seguro e confortável para cuidar de seus bebês. Sou mãe e entendo a importância da amamentação para os nossos filhos, seja por se tratar de um alimento essencial, seja pelo laço afetivo que é fortalecido durante a amamentação.

Este dia 7 de agosto, que encerra a Semana Mundial de Aleitamento Materno (SMAM), promovida em mais de 120 países, nos possibilita refletir sobre ações que assegurem a saúde e o bem-estar dos cidadãos, diante de problemas que nos afetam. Tenho convicção de que, aprovando o PL 2.781/2023, daremos um passo significativo para criarmos ambientes acolhedores e respeitosos para as mamães e seus bebês.