OPINIÃO

Alcoolismo e suas possíveis desordens

“E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.” (Efésios 5: 18)

O alcoolismo é uma doença capaz de levar o paciente a outras complicações médicas como: cirrose e hepatite e aos poucos o organismo humano perde a sensibilidade a álcool e, tal fato, faz com que a pessoa se torne dependente dessa droga lícita, mas muito perigosa.

Ah, mas Jesus tomava vinho. Não temos a certeza disso, o que se sabe é que o povo daquela época diluía o álcool em duas medidas iguais de água.

Não há lugar nenhum da Bíblia que nos informe que Jesus era etilista. É verdade que numa festa de casamento Ele transformou água em vinho, mas e daí? Isso que dizer que Ele era um beberrão e aquelas pessoas presentes naquele casamento eram também viciados em álcool?

O vício em álcool torna a pessoa dependente dessa substância tanto física, como emocionalmente e essa dependência vai ficando cada vez mais crônica e, tal fato, acaba afetando muito os familiares, amigos mais próximos, os colegas de trabalho e até os vizinhos.

Os sinais e sintomas de alcoolismo são inúmeros como, por exemplo, a quantidade de consumo dessas bebidas vai sempre aumentando; a pessoa não consegue parar de toma-las cada vez mais; tremores; ansiedade; angústia; náuseas e, entre outros, nervosismo intenso.

Mas não podemos nos esquecer de que alcoolismo tem tratamento e o  tratamento ocorre quando o paciente diz para ele mesmo: chega! Mas, no entanto, a pessoa dependente de álcool precisa se tratar e quem trata essas pessoas e uma equipe multidisciplinar da área de saúde, a saber: psiquiatra; psicólogo; terapeuta ocupacional; hepatologista e, entre outros, assistente social.

Então estamos impedidos de beber álcool? Claro que não, mas o perigo é que muitas pessoas vão sempre querendo aumentar a dose das bebidas alcoólicas sem se dar conta que estão se tornando dependentes dessa substância. E aí, fazer o quê? Bem, tem gente que se larga no mundo da bebedice, deixa de trabalhar e, às vezes, passa até roubar para saciar seu vício. E outra situação, que pode ocorrer, é que algumas pessoas passam a furtar para saciar seu vício e assim acabam destruindo seu corpo e sua mente de forma muito terrível.

Além do mais, o alcoolismo provoca inúmeros acidentes de trânsito, repercute nas relações sociais e retira da pessoa,os amigos,até mesmo aqueles mais íntimos.E se não bastasse, ocorre perda do emprego e problemas com vizinhos e dentro de casa atrapalha muito o relacionamento familiar, levando-os praticarem violências física e verbal. Como se vê, o alcoolismo pode provocar tudo isso e muito mais.

Marlene de Andrade

Médica formada pela UFF

Título em Medicina do Trabalho/ANAMT

Perita em Tráfego/ABRAMET

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL

CRM-RR 339 RQE 341