OPINIÃO

Consciência e evolução

Despertar o espírito do longo sono da natureza animal para as possibilidades da ascensão e realização angélica representa a conscientização do ser na vida atual. A consciência como meio de trabalho e vida, existência e ação dos pensamentos, sentimentos e vontade. Somos a nossa soma das consciências, sejam elas despertas ou não, inconscientes ou não. O passado está sempre presente, ainda que o futuro constitua as vias de concretização e atualização. O pretérito é aceitação e harmonização. Já o futuro é concretizado por meio do trabalho, da disciplina, do perdão e do amor no presente.

O ser que se propõe à exploração do mundo interior percebe que a aprendizagem da maturidade é justa, pois grande é o poder de criação de Deus e a responsabilidade da manutenção do Universo também é grandiosa. Apenas os que conseguem provar-se fiéis com pouco podem ser designados a cuidar de patrimônios ainda mais elevados. A carga de trabalho e responsabilidade aumenta conforme o desenvolvimento do aprendiz.

Para Deus, ser seu herdeiro representa a assimilação e a vivência dos valores e da vibração justa para ter condições de realização do bem comum. Viver com a caridade, a ajuda ampla, tal como a chuva ou o sol que beneficia a todos, sem distinção é o caminho natural da bondade. Ser bom, justo e belo de forma espontânea é a evolução do próprio ser. De fazer algo não por interesses, mas por ser parte de sua natureza de ajudar, servir, amar. Deus está em nossa consciência e cabe a nós despertá-la para viver de forma digna, justa e produtiva.

Paulo Hayashi Jr. – Doutor em Administração. Professor e pesquisador da Unicamp.