OPINIÃO

Criança: uma luz no horizonte

    Vai, criança, você é um fruto ainda em desenvolvimento de um pomar de frondosas árvores frutíferas e de incontáveis florações. Você, criança, é um ser de aguçada inteligência é parte importante da história da humanidade, em distintos períodos. Você é vida, você é um ser iluminado. Vai, criança, a estrada é tua!

    Criança, você tem a luz do Cometa visto por todos os horizontes iluminando o céu em suas incríveis viagens. Você, criança, tem o brilho das estrelas no seu espaço infinito que norteavam os navegantes de outrora! Você, criança, é a natureza viva transbordando de inocência, de ternura e de beleza inigualável.

    Os caminhos, criança, às vezes são sinuosos, escorregadios e desconcertantes, mas também existem as vias pavimentadas que podes contemplar as verdes planícies repletas de girassóis, com a brisa acariciando o teu rosto singular!

    Busque sempre o caminho dos grandes conquistadores, criança, revendo conceitos e apoiado na tolerância como tua fonte de equilíbrio. A solidariedade, a tua grande alavanca para atenuar a dor por aqueles que precisam, como o teu manto sagrado de vida! Esteja sempre imbuída de amor, criança, que consequentemente serás sempre um ser da concórdia, da sensatez e do compartilhamento. Parte de uma nova aliança por um mundo fraterno, igualitário e de amizade entre todos os povos. O mundo somos todos nós, negros, brancos, índios e mestiços. Estamos todos mergulhados na mesma história, em distintas épocas!     

   Que a intrepidez, criança, seja a tua mola propulsora para alçar o longo voo como fez Marie-Curie (1867-1934) pela ciência, Gandhi (1869-1948) pela paz e a Santa Irmã Dulce (1914-1992) que amou a todos, incondicionalmente. Os objetivos foram feitos para serem galgados e conquistados e você, criança, pode ser como o caudaloso rio Amazonas que nasce tímido no alto da cordilheira dos Andes, no Peru, e depois de mais 3000 km em território brasileiro deságua generoso no oceano Atlântico como o maior rio do mundo em volume d’água!

   Criança, busque por um mundo solidário, pacífico e pleno de liberdade para todos. O mundo pertence a todos aqueles que acreditarem que viver é o maior espetáculo da Terra. É a sublime conquista!

     Luz!

           Brasilmar do Nascimento Araújo* Jornalista e Poeta

           [email protected]