OPINIÃO

Envelhecer com saúde

“Mesmo na velhice darão fruto, permanecerão viçosos e verdejantes, para proclamar que o Senhor é justo. Ele é a minha Rocha; nele não há injustiça.” (Salmo 92:14) 

A osteoporose geralmente causa dores crônicas e perda da independência. Devido esse problema grave de saúde, há perda da qualidade de vida e mortalidade. Essa patologia pode provocar fraturas osteoporóticas ao longo da vida, pois ela desencadeia perda da massa óssea tornando os ossos frágeis e consequentemente porosos, quebradiços e isso são comuns em pessoas mais idosas e em mulheres. 

A causa principal da osteoporose é devido à redução dos níveis do hormônio feminino estrogênio, o qual prejudica depósito de minerais e cálcio nos ossos da mulher e por isso eles vão ficando bastante fragilizados, resultando no enfraquecimento da estrutura óssea. 

Outros fatores desencadeadores da osteoporose são os seguintes: pouco consumo de vitamina D e cálcio; artrite; tabagismo; diabetes e sedentarismo. 

Os anos vão se passando sem que as pessoas saibam que estão com osteoporose e só descobrem essa condição depois de sofrerem uma fratura ao realizar movimentos simples ou mesmo sofrerem quedas até mesmo de alturas baixas. 

Se a dor for crônica alguns sinais podem surgir como, por exemplo, a estatura vai diminuindo, perda importante da qualidade de vida e deformação dos ossos ou membros que vão se tornando mais tortos. Para chegar ao diagnóstico é importante que o enfermo se submeta ao exame como a densitometria óssea. 

O tratamento da osteoporose envolve o uso de medicamentos como doses complementares de cálcio e vitamina D, realização de exercícios físicos, mas sempre com a orientação de um médico especializado nessa área. Esse profissional poderá prescrever reposição hormonal, porém todo esse tratamento tem que ser, de fato, realizado por profissionais da área médica e não vale pensar que tudo está perdido, pois se a pessoa com osteoporose levar a sério, o seu tratamento, ela pode melhorar muito a sua qualidade de vida.  

Marlene de Andrade 

Médica formada pela UFF 

Título em Medicina do Trabalho/ANAMT 

Perita em Tráfego/ABRAMET 

Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED 

Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP 

Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL 

CRM-RR 339 RQE 341