Folículo capilar tem a forma de uma bolsa tubular. Ele está localizado na hipoderme que é a terceira e última camada da pele, a qual é formada de células de gordura e é dentro dela que está localizada a raiz do fio capilar.
Existem milhões de folículos no corpo humano. Como se pode perceber os folículos capilares são estruturas que fazem parte da nossa pele e é a partir desses folículos que nascem os nossos pelos e cabelos.
A foliculite é uma infecção de pele que se origina nos folículos pilosos e podem ser desencadeados por vírus; bactérias; fungos; pelo encravado; depilação; raspagem através de gilete; roupa muito justa; alguns medicamentos orais; depilação à cera; feridas e cortes; obesidade; hiperidrose (suor excessivo); outros problemas na pele já existentes; piscinas públicas com níveis de cloro e com pH desregulados; cremes que irritam a pele e, entre outros, desodorizantes, pois assim os pelos podem crescer e se encurvarem e desse jeito eles, às vezes, acabam penetrando novamente na pele causando uma inflamação.
Os principais sintomas ocorrem com o aparecimento de pequenas bolinhas ou até mesmo bolhas que surgem cheias de pus, porém um pelo encravado pode desaparecer espontaneamente. Geralmente, a foliculite é mais comum nos folículos localizados no rosto, virilha e cabeça. Eles aparecem como se fossem uma acne (espinha).
A foliculite também pode aparecer através de pelo “encravado” com pele avermelhada, inchada; pústulas que parecem espinhas e coceira intensa. Foliculite profunda pode aparecer com uma área avermelhada ao redor do folículo mais extensa; nódulo com pus no folículo; inchaço; dor; possíveis cicatrizes.
Essa lesão de pele é capaz de evoluir para um furúnculo, sendo assim, pode ocorrer a necessidade do uso de medicamentos e ser recomendada cirurgia pontual para extração desse tumor.
E outra situação que pode ocorrer é o surgimento do carbúnculo que é um aglomerado de furúnculos. A foliculite pode afetar pessoas de todas as idades e, por isso em idosos, os cuidados devem ser redobrados.
Em regra a foliculite é uma doença inofensiva, contudo pode causar complicações como: manchas escuras; cicatrizes; perda permanente de pelo e cabelo devido à destruição dos folículos pilosos; foliculites recorrentes; abcessos e infeção da pele.
O médico indicado para diagnosticar e tratar foliculite é o dermatologista.
Marlene de Andrade
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANAMT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação e Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341