“O coração bem disposto é remédio eficiente, mas o espírito oprimido resseca os ossos.” (Provérbios 17:22)
Alguns países tiveram baixo índice de contaminação pelo Corona vírus e isso por quê? Boa alimentação, estresse controlado, sistema imunológico saudável e acima de tudo, atitude higiênica.
É inadmissível, perceber que existem pessoas espirrando e tossindo em cima dos outros ou na mão e depois sair cumprimentando amigos com a mesma mão na qual espirrou ou tossiu. E, entre outros costumes, entrar em casa sem tirar o calçado e com as roupas com quais vieram da rua, muitas vezes bastante contaminadas.
Ser prevencionista é dever de cada um de nós, mas infelizmente, muitas pessoas não agem higienicamente, aí os micro-organismos se aproveitam desses descuidos e atacam os organismos humano com muita facilidade.
E tem mais: pessoa saudável pode estar contaminada por um micro-organismo, o qual nunca lhe causará doenças, porém ela pode ser transmissora de doenças e não adoecer facilmente e isso por quê? Devido seu sistema imunológico estar preparado para se defender contra os micro-organismos. Contudo, esses mesmos micro-organismos podem ser patológicos para outras pessoas. Por isso, temos que ser higiênicos e ter todo cuidado conosco e, com o nosso próximo.
É só dar uma volta em nossas cidades brasileira, para vermos o quanto de sujeira existe no chão como: copos, restos de comida, sacos plásticos, latinhas de cerveja e refrigerante são campeões na contaminação do meio ambiente. Até quando inúmeras pessoas vão continuar sendo anti-higiênicas? Até quando?
Este assunto é de grande relevância e todos nós devemos estar atentos e prestar bastante atenção que outras pandemias poderão vir até nós e não virão a fim de brincar de ciranda cirandinha e sim para matar. Portanto, os cuidados com a higiene passam por uma tomada de consciência em relação à prevenção de modo bastante profundo.
Sendo assim, os cuidados preventivos devem começar a partir de cada um de nós. Não podemos nos esquecer do seguinte: “Prevenir é a melhor escolha!”
“O prudente antevê o perigo e toma precauções; o ingênuo avança às cegas e sofre as consequências.” (Provérbios 27:12.) Que palavras sábias!
Marlene de Andrade
Médica formada pela UFF
Título em Medicina do Trabalho/ANAMT
Perita em Tráfego/ABRAMET
Perita em Perícias Médicas/Fundação UNIMED
Especialização em Educação em Saúde Pública/UNAERP
Técnica de Segurança do Trabalho/SENAI-IEL
CRM-RR 339 RQE 341