Encerram-se no dia 15/05 as inscrições para a Primeira Olimpíada Roraimense de Filosofia (I ORRFIL), que vem sendo amplamente divulgada aqui em Roraima, inclusive por esta Folha BV. Trata-se de uma ocasião propícia aos jovens que estão cursando o Ensino Médio em escola da rede pública ou privada, para exercitarem suas habilidades de pensamento crítico e de expressão escrita. Além de servir de treino para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a participação no evento pode vir a proporcionar uma incrível oportunidade de conhecer melhor o Brasil e até mesmo o mundo.
A tarefa é escrever um ensaio sobre um tema filosoficamente relevante. Essa etapa acontecerá na própria escola do estudante, no dia 22 de maio, bastando para isso que o professor de filosofia manifeste interesse em participar, no prazo que termina hoje, pelo email: [email protected]. E, conforme o resultado que obtiver na I ORRFIL, o estudante poderá habilitar-se a participar da Primeira Olimpíada Nacional de Filosofia (I ONFIL), cuja etapa regional será realizada na Universidade Estadual de Roraima (UERR) em junho, e que, por sua vez, dá acesso, para os mais bem colocados, à etapa nacional, que ocorrerá na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em Santa Maria/RS. Por fim, os estudantes que obtiverem os melhores resultados na I ONFIL estarão credenciados a participar, no ano que vem, da trigésima terceira edição da Olimpíada Internacional de Filosofia (IPO, na sigla em inglês). Neste ano de 2024, a edição de número 32 será disputada em Helsinque, na Finlândia.
Embora a Olimpíada Internacional de Filosofia tenha surgido em 1993 na Bulgária, por iniciativa do Departamento de Filosofia da Universidade de Sófia, o movimento olímpico de Filosofia recebeu impulso adicional pelo órgão das Nações Unidas (ONU) encarregado de temas relativos a educação, ciência e cultura, dentre outros assuntos correlatos (UNESCO, na sigla em inglês). Comumente associada às áreas acima citadas, a importância que a filosofia tem para essa instituição é menos conhecida do grande público. Mas, em seu “Programa de Filosofia” escrito já em 1946, a UNESCO atribuiu à filosofia a missão de justificar a sua própria existência institucional, examinando os propósitos a serem atingidos em seus diferentes setores, a partir de uma “concepção coerente do ser humano democrático moderno”. Se a educação, a ciência, a cultura e a comunicação de massa ocupam cada qual o seu setor, a filosofia tem o seu domínio identificado com o alcance total desta instituição, na medida em que esclarece os princípios e os valores sobre os quais ela está fundada e articula seus setores entre si.
Além disso, a filosofia, para a UNESCO, é um recurso indispensável para construir defesas contra a guerra na mente dos seres humanos. Por isso, ela busca contribuir tanto para o intercâmbio entre filósofos de todo o mundo, quanto para a divulgação de uma cultura filosófica entre os povos. Assim, em 1995, cinquenta anos após a sua fundação, com o propósito de realizar os objetivos traçados desde sua origem, essa instituição internacional promoveu um encontro intitulado “Filosofia e Democracia no Mundo”. Daí resultou a publicação de uma pesquisa homônima, na qual se prevê, dentre outras ações, a realização de “olimpíadas” de filosofia nacionais e internacionais, tendo por finalidade encorajar a análise filosófica e estimular o interesse dos jovens pela filosofia.
Além dos atrativos mencionados acima, o estudante que participar do evento também dará um passo importante em prol de sua formação, já que o desafio de elaborar um ensaio filosófico exigirá a mobilização das competências e habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o Ensino Médio, e cobradas pelo ENEM, seja nas provas objetivas de cada grande área do conhecimento, seja, muito em especial, na prova de redação. Desse modo, será preciso recorrer aos conhecimentos construídos ao longo da formação escolar, assim como todo o repertório cultural produzido, inclusive no que concerne ao mundo digital, para elaborar um ensaio filosófico com conteúdo relevante, além de demonstrar habilidades relativas à expressão escrita e à argumentação. Em seu ensaio filosófico, o estudante terá então a oportunidade de comprovar para si mesmo e para o mundo que ele se tornou, ao longo de seus estudos, uma pessoa articulada, responsável e empática, bem como um cidadão consciente de seus direitos e deveres, podendo com isso contribuir para uma sociedade justa, democrática, inclusiva, plural e pacífica.
Várias olimpíadas de filosofia vem sendo realizadas desde 1995, seja no Brasil, seja internacionalmente, em países como, por exemplo, Argentina, Uruguai, Chile, Peru e Colômbia. Mas é a primeira vez que ocorrerá uma olimpíada nacional de filosofia no Brasil com caráter competitivo, e Roraima não poderia ficar de fora. Liderados nesse projeto pelo professor da UERR Marcos Alexandre, os professores da Escola Amazônica de Filosofia (EAF) – que envolve professores de filosofia da UERR, UFRR e IFRR -, juntamente com estudantes do PROF-FILO (Programa de Mestrado Profissional em Filosofia) e do Curso de Licenciatura em Filosofia da UERR, estarão empenhados em promover o evento tanto neste, quanto nos próximos anos. Além de beneficiar os estudantes do Ensino Médio das redes pública e privada, o projeto também visa a atrair os professores de filosofia de Roraima para as oportunidades de formação continuada em nível de pós-graduação que a UERR oferece gratuitamente a esse público. Espera-se com isso qualificar ainda mais os professores e, ao longo do tempo, estender e aprofundar a contribuição da filosofia para a formação da juventude roraimense.
Por tanto, se você tem interesse em participar e seu professor de filosofia não comentou nada sobre isso, entre em contato com ele. Como foi dito, o prazo para o professor manifestar interesse em que seus alunos participem termina hoje.
Flávio de Britto Pinto
Professor de Filosofia no IFRR/CBV e membro da Escola Amazônica de Filosofia